Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Agentes de Controles de Vetores recebem capacitação

Publicado em 23/09/2025 Editoria: Cidade


Nos dias 22 e 23, foi realizada uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de controle das principais doenças endêmicas da região, como a Leishmaniose, Malária e Doença de Chagas.

A formação teve como público-alvo os Agentes de Controles de Vetores, buscando promover atualização técnica e alinhamento de práticas operacionais.

A atividade contou com a participação da médica veterinária Maria Lucia Toledo, especialista em Leishmaniose, e do técnico do Controle de Vetores - Altair Rufino Serafim, ambos da Coordenação Estadual de Controle de Vetores, da Secretaria Estadual de Saúde.

No dia 22, a programação teve início com uma aula teórica realizada no auditório da ESF da Duque. Durante a capacitação, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os aspectos clínicos, epidemiológicos e operacionais relacionados às três doenças endêmicas, além de discutir os desafios enfrentados na rotina.

Também foram enfatizadas medidas preventivas, como o uso adequado de inseticidas, ações de vigilância ativa e o monitoramento das condições ambientais propícias à proliferação dos vetores.

Já nesta terça-feira, 23, a capacitação teve continuidade com atividades práticas, realizadas na Estação Ferroviária de Aquidauana. O local foi estrategicamente escolhido para simular situações reais de campo, proporcionando uma vivência prática que complementou os conteúdos abordados na teoria.

Durante o treinamento, os profissionais aprenderam técnicas de pulverização de inseticidas e manejo correto dos equipamentos utilizados no controle de vetores, com foco na eficácia das intervenções e na segurança operacional.

A orientação sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e vestimentas específicas, também foi abordada, reforçando a importância da proteção do trabalhador durante as atividades de campo.

“Essas formações são fundamentais para garantir que os nossos agentes estejam preparados, atualizados e alinhados com as melhores práticas. O combate às doenças endêmicas depende da atuação técnica, mas também do compromisso diário de cada profissional em proteger a população,” finalizou o coordenador de Controles de Vetores - Sebastião Marques.



› FONTE: AGECOM