A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade e, em Aquidauana, a missão e o compromisso em ensinar tem se traduzido em resultados concretos e excelentes avaliações e indicadores.
Dentro desse contexto e para fazer um agradecimento público aos profissionais de educação da rede municipal diretamente ligados às escolas premiadas no Prêmio Escola Destaque 2025, entregue pelo Governo do Estado em setembro, a Administração Municipal realizou um ato de reconhecimento e homenagem aos educadores.
O encontro aconteceu na manhã de hoje, 02, no auditório da SEMED, com a presença do prefeito Mauro do Atlântico, da secretária municipal de Educação, Profª Wilsandra Béda, vereadores Renato Bossay e Genivaldo Montana (líder do Executivo na Câmara) e secretários municipais.
O encontro contou com a participação de representantes das unidades escolares: Escola Municipal Indígena Francisco Farias - diretora Denise Augusto, coordenadora Regiane Estevão Tiago, coordenador adjunto Gilson Tiago e o cacique da aldeia Água Branca, Julison Farias; Escola Polo Pantaneira - diretora Clarice de Souza Barros e coordenador Luciano Boia; CMA Emília Alves Nogueira - diretora Simone Aguilar e coordenadora Aline Arévalo; e CMA Rotary Clube - diretora Fabiana Aparecida Vaz, coordenadora Luiza Aparecida Velásquez e professora Eliane de Carvalho Pereira.
O prefeito Mauro do Atlântico destacou a relevância da conquista do prêmio para a Rede Municipal. “Queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento aos servidores da educação pela conquista do prêmio, destacando o valoroso trabalho que vem sendo realizado nas nossas escolas e creches. Disputamos com mais de 600 estabelecimentos de ensino e essa premiação coroou o esforço da nossa equipe. Vamos continuar investindo em infraestrutura e no pedagógico, para melhorar ainda mais a nossa Rede Municipal de Ensino”, afirmou o prefeito.
O vereador Renato Bossay, representando a Câmara Municipal, parabenizou a conquista e lembrou os investimentos realizados na gestão anterior e que vem sendo continuados.
“Esse resultado é fruto de um trabalho de continuidade. O ex-prefeito Odilon Ribeiro fez grandes investimentos na educação, tanto nas escolas urbanas quanto nas aldeias e no Pantanal. Hoje, Aquidauana colhe os frutos desse esforço e vemos a gestão atual semeando investimentos para que mais conquistas sejam alcançadas nas próximas avaliações estaduais de ensino”, completou o vereador Renato.
A secretária de Educação, Wilsandra Béda e a diretora da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, professora Denise Augusto, falaram em nome das escolas premiadas, reforçando que o resultado é fruto do trabalho coletivo.
“Esse reconhecimento mostra a força do trabalho em conjunto da Secretaria de Educação, dos gestores e dos profissionais que se dedicam diariamente nas nossas unidades escolares. O investimento feito nos profissionais e na estrutura das escolas reflete diretamente na qualidade da alfabetização dos nossos alunos”, garantiu a secretária Wilsandra Béda.
Escolas Destaque 2025 - A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada na aldeia Água Branca, conquistou o 1º lugar estadual, superando mais de 600 instituições de ensino de Mato Grosso do Sul. Também foram premiadas: Escola Polo Pantaneira – 24º lugar; CMA Emília Alves Nogueira – 27º lugar e CMA Rotary Clube – 33º lugar
Cada escola premiada recebeu R$ 80 mil, recurso destinado ao fortalecimento da alfabetização, com base no desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
› FONTE: AGECOM