Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana participa de missão técnica da Rota Bioceânica em busca de oportunidades

Publicado em 08/10/2025 Editoria: Desenvolvimento


Aquidauana está representada na missão-técnica da Rota Bioceânica, organizada e custeada pelo Sebrae/MS, Governo do Estado, com apoio da Assomasul, que percorre Paraguai, Argentina e Chile até o Porto de Iquique.
 
A Administração Municipal de Aquidauana integra o grupo de lideranças sul-mato-grossenses que seguem o trajeto estratégico, em busca de identificar novas oportunidades de crescimento regional e de integração com os mercados internacionais.
 
Participam da missão o prefeito Mauro do Atlântico, a primeira-dama Vera Lúcia Batista e o secretário municipal de Gestão Estratégica, Alexandre Périco.
 
Segundo o prefeito Mauro do Atlântico, a presença de Aquidauana na expedição é um passo importante para conhecer e compreender de perto os impactos, desafios e benefícios que o Corredor Bioceânico trará para o Estado e para o município.
 
“Essa é uma oportunidade única de identificarmos os principais desafios e vantagens dessa grande rota, que tem a estimativa de reduzir em até 17 dias o deslocamento da produção ao mercado asiático. Nosso foco aqui, nessa missão, é pensar e idealizar estratégias, buscando identificar oportunidades concretas de desenvolvimento para Aquidauana com o funcionamento da Rota Biocêanica. Queremos, junto com o apoio do Governo do Estado e do SEBREAE-MS, abrir caminhos que possam fortalecer a economia local, gerar emprego e criar novas possibilidades de negócios para a nossa cidade”, destacou o prefeito Mauro do Atlântico.
 
A Rota Bioceânica é uma obra internacional que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile. Ela representa, na prática, uma transformação logística e econômica para o Mato Grosso do Sul, colocando o Estado como elo estratégico entre o país e os mercados da América do Sul e da Ásia.
 
A missão-técnica conta com representantes de 12 municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, entre eles: Aquidauana, Anastácio, Amambai, Bela Vista, Brasilândia, Inocência, Itaquiraí, Jardim, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo.
 
Durante o trajeto, os prefeitos e líderes acompanham de perto as obras da ponte sobre o Rio Paraguai — que ligará Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai) — e participam do VII Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, em San Salvador de Jujuy, na Argentina. A expedição será concluída no Porto de Iquique, no Chile, com visitas técnicas à Zona Franca e a unidades logísticas locais.
 
O prefeito Mauro do Atlântico reforçou que a Rota Bioceânica não é apenas um corredor logístico, mas uma rota de oportunidades. “Cada quilômetro que estamos percorrendo nessa missão é pensando no futuro de Aquidauana. A rota será um caminho de oportunidades, então precisamos começar a planejar e preparar nossa cidade para aproveitar as vantagens dessa integração continental”, concluiu o prefeito Mauro.
 
 


› FONTE: Agecom