Jopoin: conquista histórica para Aquidauana e para os povos indígenas
Publicado em 14/10/2025
Editoria: Inclusão
Graças à sensibilidade, compromisso e respeito do vereador Everton Romero, foi aprovado e sancionado o Projeto de Lei que inclui os Jogos dos Povos Indígenas de Aquidauana (JOPOIN) no Calendário Oficial de Eventos do Município.
Esse marco por iniciativa do presidente da Câmara de Aquidauana Everton Romero reconhece a grandiosidade cultural, esportiva e social de um dos maiores eventos de celebração da diversidade étnica da região. JOPOIN é mais do que jogos — é expressão viva da ancestralidade, resistência e coletividade dos povos originários, especialmente do povo Terena.
A iniciativa agora é lei sancionada pelo prefeito Mauro do Atlântico, resultado de uma luta legítima pela valorização da identidade indígena. É um passo importante rumo ao fortalecimento das tradições e da integração entre culturas.
Os jogos promovem orgulho, união, aprendizado e valorização dos saberes ancestrais nas aldeias de Aquidauana.
Uma conquista não apenas para as comunidades indígenas, mas para toda a sociedade, que se beneficia ao reconhecer e respeitar a riqueza da diversidade cultural brasileira. "A comunidade indigena agradece".
Viva os Jogos dos Povos Indígenas de Aquidauana. Viva os povos indígenas. Esporte é cultura. Tradição é resistência.
O evento, une atletas das aldeias Buritizinho, Cruzeiro, Limão Verde, Água Branca, Bananal, Lagoinha, Ipegue, Morrinho, Imbirussu, Colônia Nova, Córrego Seco, Tico Lipu e Distrito de Taunay.