Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana: Oficina de Gastronomia Paraguaia encerra com sabor e inovação

Publicado em 18/10/2025 Editoria: Inclusão


A mistura perfeita entre tradição e inovação marcou mais uma edição do Projeto Geração de Emprego e Renda, da Secretaria Municipal de Assistência Social. A Oficina de Gastronomia Paraguaia, concluída nesta quinta-feira (16), trouxe muito aprendizado, cultura e, claro, sabores irresistíveis.

Durante três dias de curso, entre 14 e 16 de outubro, 19 alunos participaram da capacitação com 9 horas/aula, aprendendo com a professora Islan Carrilho e a experiente cozinheira aposentada Laudelina Oliveira (a querida “Dona Lau”), de 78 anos,  as receitas clássicas da culinária paraguaia — como a tradicional Sopa Paraguaia e a deliciosa Chipa, preparadas com carinho e degustadas com apreço.

Mas o grande destaque foi a nova estrutura do curso, que agora une gastronomia e tecnologia! Além das receitas típicas, os alunos receberam aulas de uso de aplicativos de Inteligência Artificial (IA), aplicados ao empreendedorismo, com a instrutora Sarah Terra Bezerra; e, também, noções de marketing em redes sociais, ministradas por Adiane Xavier Vicente. Uma combinação moderna que prepara os participantes para transformar talento em negócio próprio.

O coordenador do projeto, Kleber Gaeta, destacou que o objetivo é oferecer uma formação completa: “As oficinas ficam mais completas para quem quer começar um novo negócio, qualificando em vários setores. Para quem busca um emprego, os cadastros dos participantes são encaminhados à Casa do Trabalhador, conforme as demandas do comércio local”, explicou.

O encerramento da oficina foi delicioso — com degustação de Sopa Paraguaia, Chipa e o tradicional Pão de Queijo vegano preparado pelo projeto.

Subsidiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Projeto Geração de Emprego e Renda atua na missão de qualificar, inspirar e abrir portas para novas oportunidades em Aquidauana, unindo saberes locais e tendências do mercado.

 



› FONTE: Agecom