A Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU) de Aquidauana tem mantido um trabalho continuo de monitoramento das residências para prevenir e combater as arboviroses, bem como, a proliferação do mosquito Aedes.
Nos locais que se faz necessário, onde há casos confirmados de dengue, de zika vírus ou Chikungunya ou notificações, a equipe da Coordenadora de Controle de Vetores intensifica o trabalho fazendo o bloqueio químico.
Em casos notificados, assim que ele é informado ao setor, a equipe se prepara e segue até o local para fazer o bloqueio químico, com o objetivo de “cortar” o ciclo de transmissão do vetor.
O trabalho de visitas e orientação aos moradores, assim como, a eliminação ou tratamento de depósitos de água parada é uma tarefa permanente.
“Combater o Aedes é uma missão de todos nós. Precisamos e contamos com a ajuda da população para evitar que Aquidauana sofra novos surtos e epidemias dessa doença”, disse o coordenador Sebastião Marques.
Desde janeiro desse ano foram registradas mais de 1.150 notificações com 02 casos positivos de zika vírus, 82 casos positivos de dengue e 439 casos positivos de chikungunya e um óbito por dengue registrado no começo do ano.
É necessário que todos os dias os cidadãos façam a ação de cuidado e zelo em suas casas, evitando deixar vasilhas e locais com água parada, limpar os quintais e terrenos para evitarmos problemas maiores, como, por exemplo, surtos de dengue, zika e Chikungunya.
SERVIÇO: Qualquer dúvida ou denúncia pode ser feita no telefone 3240- 1400 ramal 1579 (Controle de Vetores) ou falar com seu agente de saúde.
› FONTE: AGECOM