Gestão de Aquidauana acompanha avanços da obra e se reúne com equipe técnica
Publicado em 21/10/2025
Editoria: Infraestrutura
A cidade de Aquidauana vive um momento histórico com o avanço das obras de pavimentação da rodovia BR-419, um projeto que promete transformar a dinâmica econômica, logística e turística do município.
Durante a manhã de hoje (21), o prefeito Mauro do Atlântico, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, acompanhado dos secretários municipais e da presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Mirian Coura, participou de uma reunião técnica com representantes das empresas Caiapó e Caruso, responsáveis pela execução e acompanhamento ambiental da obra.
Estiveram presentes o engenheiro Lucas Ribeiro Oliveira (responsável pela obra), a engenheira ambiental Franciely Oliveira ambos da Construtora Caiapó, e as engenheiras florestais e analistas ambientais Ângela Lima e Hemilly Nogueira, da Caruso.
Participaram da reunião os secretários: Marluce Luglio (Administração), Catharine Marques (Jurídico), Pepeu Fialho (Cultura e Turismo), Márcio Albuquerque (Serviços Urbanos e Rurais), Alexandre Périco (Gestão Estratégica), Anderson Meireles (Chefe de Gabinete), Robert Cacho (Planejamento), Flávio Gomes Filho (Trânsito), Wilsandra Béda (Educação), Rosy Ribeiro (Comunicação), Humberto Torres (Meio Ambiente) e Alex Mello (diretor-executivo do Gabinete).
Durante a apresentação, a analista ambiental Ângela Lima expôs o Plano Básico Ambiental, destacando os programas de caráter preventivo, destinados a minimizar impactos sobre o meio físico, biológico e socioeconômico. Ela reforçou que toda a obra possui Licença Ambiental emitida pelo IMASUL, com acompanhamento e monitoramento periódicos.
“A Caiapó e a Caruso têm um compromisso firme com a sustentabilidade. O Plano Ambiental de Construção (PAC) inclui ações de educação ambiental com os alunos da rede municipal, o manejo adequado dos resíduos gerados e a compensação ambiental com o plantio de árvores nativas nas 13 áreas de preservação (APPs) ao longo do trecho entre o Taboco e a BR-262”, destacou Ângela Lima.
O engenheiro Lucas Ribeiro explicou sobre o andamento das frentes de trabalho e o cronograma da obra. “O quarto lote, entre Aquidauana e o Rio Taboco, tem 55,5 km e está previsto para ser concluído em junho de 2026. Já foram executadas as estruturas da ponte sobre o Rio Taboco, faltando apenas as cabeceiras para concretagem. Também já está em andamento a construção do viaduto na MS-450/BR-419 (próximo ao Hospital Funrural) e uma nova ponte sobre o Rio Aquidauana, próximo ao Sindicato Rural de Anastácio”, explicou Lucas.
O prefeito Mauro do Atlântico destacou a relevância da reunião e da transparência no acompanhamento do projeto. “Essa é uma obra que muda a história da nossa cidade e da nossa região. A BR-419 vai conectar Aquidauana à Rota Bioceânica, criando um novo corredor de desenvolvimento. Essa reunião foi fundamental para esclarecer dúvidas e garantir que a nossa equipe saiba em detalhes o andamento da obra e, também, possamos informar à população que o trabalho está avançando de forma responsável, com respeito ao meio ambiente”, afirmou o prefeito Mauro.
O vice-prefeito Dr. Murilo Acosta ressaltou a expectativa positiva que o município vive com o andamento das obras. “A BR-419 é sinônimo de progresso. Aquidauana está se preparando para um novo tempo, de mais oportunidades, crescimento econômico e fortalecimento do turismo. A Gestão Municipal está acompanhando de perto cada etapa, porque sabemos o quanto essa estrada representa para o desenvolvimento regional”, disse o vice-prefeito.
A pavimentação da BR-419, executada pelo Governo Federal por meio do DNIT, é estratégica: vai reduzir em cerca de 100 km a distância da região Norte ao eixo rodoviário da Rota Bioceânica, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Ela chegará ampliando a mobilidade, reduzindo custos logísticos, fortalecendo o turismo e abrindo espaço para novos investimentos e empregos.
“A conclusão da BR-419 representa um avanço crucial para o desenvolvimento de Aquidauana, consolidando-a como um polo importante no eixo de integração sul-americana. Estamos preparando a nossa cidade para aproveitar as oportunidades que essa obra está trazendo, dentre elas, a nova entrada de Aquidauana”, reforçou o prefeito Mauro.
› FONTE: Agecom