Ao longo desta segunda-feira (10), a Escola Estadual Pastor Reginaldo Miguel Hoyenó’O, localizada na aldeia Lagoinha é palco do Tecnofam Terena.
Em sua terceira edição, o evento tem a frente a Engenheira Florestal Iara Terena, professores e coordenação de curso técnico em Agropecuária e Agroecologia, com apoio das lideranças indígenas da região, especialmente do cacique Levison Vicente.
Durante a solenidade de abertura, Iara falou da importância do evento para a comunidade como um todo e lembrou: “a Tecnofam não é apenas para os alunos, é muito importante a participação de toda comunidade”.
A Engenheira Florestal seguiu seu discurso agradecendo: “essa magnitude do evento só é possível de ser realizada graças a parceiros, como a Embrapa, vereador Everton Romero, prefeito Mauro, dentre outros. Agradeço em nome de todo o curso”.
O cacique Levison reconheceu: “estou muito feliz pela realização da 3° Tecnofam Terena, agradeço aos parceiros, ao vereador Everton, e todos os demais patrocinadores que permitiram tornar esse evento um sucesso novamente”.
Emocionado, Auro Akio Otsubo, pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste enfatizou: “me causou uma esperança muito positiva quando cheguei na escola. Importante este evento porque aqui trabalha os saberes naturais com a tecnologia, diante da mudança climática”.
Participaram também da solenidade de abertura, o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Pepeu Fialho, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Josilene Rosa, membros da AGRAER, do IFMS, lideranças indígenas e o diretor geral da Câmara de Aquidauana, Edmilson Leite, na ocasião representando o presidente do Legislativo, vereador Everton Romero.
Os alunos do curso técnico em Agropecuária e Agroecologia estão expondo por meio de vitrines os projetos, no período vespertino acontece diferentes oficinas ministradas por professores doutores.
› FONTE: Ascom CMA