Vereadores somam-se a multidão para participar da Abertura dos Jogos da Primavera
Competição! A noite de segunda-feira (10), foi marcada por muita emoção, adrenalina e alegria no Ginásio Poliesportivo de Aquidauana, onde aconteceu a abertura da 43º edição dos Jogos da Primavera.
A Banda Municipal Otávio Mongelli, sob regência do maestro Isaque Fonseca, entoaram o Hino Nacional e Municipal juntamente com as seleções que perfiladas, vibraram com o momento mais esperado da noite, o acendimento da Pira Olímpica, feito pela judoca campeã mundial Anna Clara Alegre Mendes (da Escola Estadual CEJAR).
Uma das competições mais esperadas pelos alunos-atletas das escolas públicas e privadas de Aquidauana, os Jogos da Primavera, acontecem anualmente sob a organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que ora tem a frente o secretário Mauro Marino.
Os vereadores Everton Romero (presidente), Valter Neves (vice-presidente), Genivaldo Montana (líder do prefeito), Juraci Jesus (PP), Renato Bossay (PSD), Marquinhos Taxista (PT) e Fred Frank (PT), acompanharam a solenidade ao lado do prefeito Mauro Batista, secretariado municipal, diretores de Universidades, diretores de escolas, de autoridades militares e lideranças indígenas.
Ao se pronunciar para os alunos e pais que lotaram as dependências do ginásio, o presidente do Legislativo, vereador Everton Romero, foi feliz em lembrar da Lei de sua autoria denominada “Bolsa Atleta”, a qual entra em vigor em 2026 e beneficia atletas de modalidade individual.
“Eu acredito que o esporte muda e salva vidas, por isso legislo nessa área com mais ênfase. Sou um amante do esporte e desejo que vocês tenham uma excelente competição, sei o quanto esperam por estes jogos. Reforço aqui o compromisso da Câmara Municipal em parceira com a Prefeitura de continuar trabalhando para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento, incentivo e valorização do esporte estudantil.”, falou o presidente Everton, em nome da Câmara Municipal de Aquidauana.
Por sua vez o prefeito Mauro lembrou: “os Jogos da Primavera são mais do que uma competição. Eles representam união, amizade, disciplina e superação. É emocionante ver essa nova geração de atletas mantendo viva essa tradição de 43 anos. Desejo a todas as escolas muito sucesso, e que, acima de tudo, o espírito esportivo prevaleça”.
O secretário Mauro Marino foi enfático ao afirmar que o esporte ensina valores e que acima de tudo é uma ferramenta de transformação social e finalizou destacando: “toda equipe da SEMEL se empenhou para realização do 43º Jogos da Primavera, pois sabemos o quanto os atletas se preparam para esta competição. Desejo que todos se divirtam e respeitem os colegas dentro da quadra”.
Válido ressaltar que o fogo simbólico da Tocha Olímpica foi conduzido por diversos campeões, que levam o nome de Aquidauana para competições estaduais, regionais, nacionais e até internacionais:
– Raphael Maia (CEJAR) – campeão no vôlei masculino (3ª divisão)
– Gabriela Salomão (Falcão) – campeã no vôlei feminino (2ª divisão)
– Greiciely Benites (Dóris) – campeã no handebol feminino
– Emilly Barros (Dóris) – destaque no handebol e seleção brasileira escolar
– Arthur Vilalba (Irene Cicalise) – 3º lugar no futsal masculino
– Isabelly Benites (Cândido Mariano) – 3º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros de natação
– Gabriela Quevedo (CEJAR) – medalhista e representante da natação Centro-Oeste
– André Duarte (Dóris) – campeão estadual e regional de handebol
– Lukas Albuquerque (Dóris) – campeão infantil e estadual de handebol
– Uriel Melgarejo (CEJAR) – destaque no basquete estadual sub-14
– Davi Bardela (IFMS) – campeão no basquete sub-16
– Izarrara Dantas (Pestalozzi) – tricampeã estadual de parabadminton, representante da inclusão esportiva.
Os jogos em si, tiveram início na manhã desta terça-feira (11), com as finais previstas para início de de dezembro. Nesta edição, participam 2.687 alunos-atletas, que disputarão 278 jogos em 14 modalidades: futsal, vôlei de areia e de quadra, basquete, handebol, natação, atletismo, judô, karatê, capoeira, xadrez e canoagem, nas categorias sub-07 a sub-17.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da CMA