Ontem, 18, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou um treinamento para os profissionais do Centro de Atendimento Materno Infantil (CAMI), com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta da unidade em situações de urgência e emergência.
A iniciativa faz parte da implantação do Time de Resposta Rápida (TRR), onde a equipe do CAMI, foi treinada para agir em casos de urgência, como a Parada Cardiorrespiratória (PCR).
O TRR tem como missão intervir de forma rápida e eficaz, aumentando as chances de recuperação e evitando o agravamento do quadro dos pacientes.
O treinamento foi conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e envolveu cerca de dez profissionais do CAMI, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social e agente administrativo.
Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais para o manejo de emergências, incluindo: atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR) em diferentes faixas etárias; manobras de desobstrução de vias aéreas (engasgo) em recém-nascidos, crianças e adultos e protocolos de segurança, comunicação eficiente e atuação integrada da equipe.
› FONTE: AGECOM