Ontem, quarta-feira, 19, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), realizou uma reunião técnica voltada a implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT) no município.
A iniciativa integra estratégias nacionais de prevenção de lesões e mortes no trânsito, reunindo ações de vigilância, educação em saúde e segurança viária.
O Programa Vida no Trânsito é uma ação do Ministério da Saúde e tem como foco a prevenção da morbimortalidade decorrente dos acidentes de trânsito por meio de ações integradas entre saúde, trânsito e segurança pública.
O encontro contou com a participação do diretor-executivo do DEMUTRAN - Flávio Gomes Filho, o coordenador do SAMU - Heverton Bastos, além das equipes técnicas da Secretaria de Saúde e Saneamento, do Núcleo em Vigilância de Saúde, dos representantes do DETRAN e Polícia Militar Rodoviária, destacando a articulação entre diversos setores essenciais para o desenvolvimento do programa.
A reunião foi conduzida pela enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde - Anete Lino, pela consultora técnica na área de acidentes e violências a Maria Sueli Mendes Nogueira e a enfermeira Adriana Lanza Coordenadora do Programa DANT (Doenças e Agravos Não Transmissíveis) do município de Aquidauana que apresentou a metodologia, os objetivos e os indicadores que orientarão o diagnóstico situacional do trânsito em Aquidauana.
“Para Aquidauana, a implantação do PVT representa um avanço significativo na construção de um trânsito mais seguro”, afirmou a enfermeira Adriana Lanza.
Os próximos passos incluem o levantamento e análise dos dados epidemiológicos, identificação dos principais fatores de risco e a elaboração de um plano de ações voltado à redução de acidentes e à promoção da segurança viária.
› FONTE: Agecom