O fortalecimento do turismo como motor de geração de empregos e desenvolvimento econômico voltou ao centro das discussões em Aquidauana durante as comemorações pelos 67 anos do distrito de Camisão, celebrado nesta quinta-feira (20) com desfile cívico, escolar e militar.
A data reforçou o papel estratégico da comunidade no avanço do chamado “polo industrial sem chaminé”, que inclui também o distrito vizinho de Piraputanga e se consolida como um dos principais vetores de crescimento do município de Aquidauana.
À frente das articulações políticas para impulsionar o setor, o vereador Everton Romero (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, participou das festividades acompanhado dos vereadores Ana Saravy e Renato Bossay.
O trio representou de forma institucional o Legislativo no evento, demonstrando apoio às lideranças locais e reforçando o compromisso do parlamento com o desenvolvimento de Camisão e Piraputanga.
Durante a celebração, Everton Romero destacou personalidades e autoridades presentes, entre elas o prefeito Mauro do Atlântico, o comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, Tenente-Coronel Hélio Augusto Poli de Souza, o gerente regional do Sebrae/MS, Mateus Oliveira, além da presidente da AECOPAXI, Mirian Aveiro, e demais integrantes da associação que atua diretamente na organização e promoção do turismo local. “Camisão conta com o nosso apoio político para o desenvolvimento local”, afirmou Everton Romero, ressaltando que a Câmara Municipal está alinhada às iniciativas que promovem emprego, renda e melhor qualidade de vida à população.
O presidente também fez referência à ex-deputada e ex-vice-governadora Rose Modesto, que em setembro abriu portas importantes no Ministério do Turismo para ampliar a presença da região na pauta nacional de turismo.
Segundo Romero, o contato articulado por Rose Modesto deve permitir que, em março, representantes de Camisão e Piraputanga — entre eles a empresária Mirian Aveiro e o prefeito Mauro do Atlântico — possam oficializar a inclusão da AECOPAXI e do turismo regional no calendário nacional da pasta.
A expectativa é que essa inserção projete o potencial turístico da região para além de Mato Grosso do Sul, ampliando visibilidade e atraindo novos investimentos. “Precisamos apresentar o potencial turístico e industrial de Camisão e Piraputanga não apenas para o Estado de MS, mas para todo o Brasil e, quem sabe, para o mundo”, reforçou o parlamentar.
Romero também aproveitou as festividades para incentivar a participação cada vez maior da comunidade local nos eventos cívicos e turísticos, destacando que o engajamento dos moradores fortalece a identidade cultural e a economia do distrito.
O presidente da Câmara reafirmou ainda que o Legislativo está de portas abertas para receber demandas, sugestões e projetos que ajudem a consolidar o polo turístico-industrial.
Segundo ele, a união de esforços entre Câmara e Prefeitura é essencial para que Aquidauana mantenha um crescimento sustentável. “O Poder Legislativo é parceiro na promoção do desenvolvimento do distrito de Camisão, o que agrega valores e promove a geração de emprego e renda na região, concluiu.
› FONTE: Ascom CMA