A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, na segunda-feira (01), a entrega de kits maternidade para gestantes dos Distritos de Camisão e Piraputanga, cadastradas no Projeto Cegonha e acompanhadas pela equipe volante do CRAS I.
Essa ação é parte integrante da Política Pública de Assistência Social, que visa garantir o direito à proteção social e à cidadania às famílias em situação de vulnerabilidade.
A entrega dos kits aconteceu na ESF de Piraputanga, com a presença da coordenadora do CRAS I, Chrislayne Giovana Martins, e das técnicas da Equipe Volante, a assistente Social Luciana Helena Campelo e a psicóloga Ieda Magalhães; a enfermeira Milena Vasconcelos, a dentista Daniela Sampaio Mattos e os agentes de saúde, atendendo às gestantes. Ao final, foi ofertado um delicioso café da manhã para as gestantes, salientando a importância de alimentos saudáveis na gestação.
Os kits foram confeccionados pelo Projeto Solidário (Costurinha), coordenado por Elaine Alves Corrêa e pela primeira-dama Vera Lúcia Batista, e representam um auxílio essencial nos primeiros meses de vida dos bebês, contribuindo para reduzir os custos iniciais com o enxoval. Cada kit é composto por fraldas, sabonete, meias, fraldas bordadas, cueiro, pagãozinho, toalha, touca e cobertinha. As gestantes também ganharam uma banheira e duas bolsas de bebê, junto com cada kit.
As atendidas alegraram-se com a iniciativa e frisaram a importância desse atendimento recebido ao longo dos encontros mensais, as orientações de saúde e cuidados na gestação.
A entrega dos kits bebê e a realização dos encontros com as gestantes são parte dos serviços conjuntos das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, na missão de garantir a proteção dos direitos e bem-estar das famílias, especialmente, das gestantes e dos recém-nascidos, em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), dentro das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
› FONTE: AGECOM