Na manhã de ontem, 04, a Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU) recebeu a visita técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), representada pelo coordenador de Projetos Estratégicos, Alessandro Pinho.
A reunião teve como objetivo esclarecer e alinhar diretrizes da nova Política Nacional de Atenção Especializada, com ênfase no Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), iniciativa do Governo Federal destinada a ampliar o acesso da população à atenção especializada.
Também foram discutidas orientações referentes à RUE – Rede de Urgência e Emergência, fortalecendo a integração regional entre os serviços de urgência e a atenção especializada.
Durante o encontro, foram abordados pontos técnicos fundamentais para o funcionamento adequado da política, como: execução e organização dos fluxos assistenciais, auditoria, faturamento das OCIs (Ofertas de Cuidados Integrados), processo de financiamento, prestação de contas e integração com a RUE para garantir continuidade do cuidado.
A secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calongadestacou a importância do alinhamento técnico para o avanço regional.
“É uma grande responsabilidade e também uma oportunidade fortalecer a organização da atenção especializada em toda a região. Com o PMAE, conseguiremos ampliar o acesso, qualificar os serviços e garantir que a população dos 12 municípios seja atendida com mais eficiência e segurança”, disse a secretária Sandra.
Aquidauana foi contemplada como município coordenador do PMAE na Região do Baixo Pantanal, assumindo o papel estratégico de apoiar, monitorar e orientar os 12 municípios que compõem o território, tanto na atenção especializada quanto nas demandas associadas ao financiamento e à execução dos serviços.
Participaram do encontro representantes dos setores de Auditoria, Planejamento, Atenção Especializada e do Núcleo de Gestão do Cuidado, da Secretaria de Saúde e Saneamento de Aquidauana.