Em sessão realizada nesta terça-feira (09), a vereadora Ana Saravy (PV) apresentou Moção de Aplauso à Capitania Fluvial do Pantanal, subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, em reconhecimento ao trabalho realizado em parceria com a AECOPAXI e instituições apoiadoras na formação de novos profissionais da navegação.
A iniciativa recebeu apoio dos demais parlamentares e foi aprovada pelo plenário.
A homenagem ressalta a atuação da equipe da Marinha do Brasil responsável pela realização do curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, que, durante a semana comemorativa aos 67 anos do Distrito de Camisão, diplomou 29 novos marinheiros, fortalecendo a segurança, o desenvolvimento e a qualificação das atividades aquáticas no Corredor de Turismo do Paxixi e no entorno do Rio Aquidauana.
A vereadora Ana Saravy destacou o papel estratégico da Capitania Fluvial do Pantanal para o desenvolvimento regional. “Trata-se de uma instituição que desempenha serviços essenciais para nossa sociedade, garantindo segurança, promovendo capacitação e valorizando a população ribeirinha e os trabalhadores da navegação. Esta moção é um reconhecimento merecido a todos que se dedicam a esse trabalho fundamental”, afirmou.
A formação foi conduzida por uma equipe altamente qualificada da Capitania Fluvial do Pantanal, composta pelo Capitão de Fragata Eduardo Miranda da Fonseca - (Capitão dos Portos do Pantanal), pela 1º Tenente Laura Castilho da Silva (Encarregada da Divisão do Ensino Profissional Marítimo), pelos instrutores 1º Sargento Alessandro da Silva Albuquerque, Segundo-sargento Daniel José da Silva Soares Gomes, 3º Sargento Lucas Gimenez Farias, Cabo Junny Ronnyery Cunha Galdino, além dos marinheiros Matheus Rodolfo de Arruda e Júlio César Almeida Cruz.
Os 29 diplomados — 25 de Aquidauana (entre Camisão e Piraputanga), dois de Anastácio e dois de Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti — agora passam a integrar uma categoria profissional que exige alto nível de preparo, responsabilidade e compromisso com a vida.
Miriam Aveiro Coura, presidente da Aecopaxi comemorou o resultado da formação ressaltando o trabalho realizado pela Capitania Fluvial do Pantanal.
A qualificação contribui diretamente para o fortalecimento do turismo, do transporte fluvial e das ações de salvamento, assegurando que essas atividades ocorram dentro das normas de segurança estabelecidas pela Marinha do Brasil.
Para Ana Saravy, a iniciativa reforça a importância das parcerias institucionais para o desenvolvimento humano e social da região. “Essa é uma ação que transcende a formação técnica. É uma política de inclusão, de acesso à capacitação e de valorização das nossas comunidades ribeirinhas. Os novos marinheiros, hoje reconhecidos por esta Casa de Leis, são motivo de orgulho para todos nós”, declarou.
A Moção de Aplauso aprovada pela Câmara Municipal expressa, assim, o reconhecimento da vereadora e do Legislativo ao trabalho exemplar da Capitania Fluvial do Pantanal e ao empenho dos instrutores, parceiros e alunos que participaram dessa jornada, consolidando mais um importante avanço para a cultura de segurança e cuidado com as águas da região.
Após ser aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão ordinária, a Moção de Aplauso foi entregue aos homenageados.