Gecoc/MPMS deflagra Operação Apagar das Luzes em Campo Grande para apurar superfaturamento de mais de R$ 62 milhões
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em MS e Santa Catarina para investigar irregularidades na iluminação pública da capital sul-mato-grossense
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio de investigação do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) em apoio à 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, a “Operação Apagar das Luzes”, tendo como objetivo o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, nos Municípios de Campo Grande e Balneário Piçarras/SC.
A operação conta com o apoio operacional dos Grupos Especiais de Repressão ao Crime Organizado (Gaecos) dos Estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
As investigações indicam a ocorrência de reiteradas fraudes nos processos licitatórios, bem como nos contratos firmados para a execução do serviço de manutenção do sistema de iluminação pública de Campo Grande, já tendo sido identificado superfaturamento superior a R$ 62 milhões.
Levantamentos também trouxeram à tona o envolvimento das empresas contratadas com servidores públicos da Capital. A investigação atinge contratos em vigência, firmados em 2024 e objeto de aditivos.
“Apagar das Luzes”, termo que dá nome à operação, remete às fraudes investigadas em contratos de iluminação pública e na obscuridade da gestão pública em relação aos serviços investigados.
› FONTE: MP MS