Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana dá inicio ao grupo Apague Essa Ideia com atendimento a tabagistas

Publicado em 17/01/2026 Editoria: Saúde


Ontem, sexta-feira, 16, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento deu início ao grupo “Apague Essa Ideia”, uma iniciativa voltada ao cuidado e apoio de pacientes tabagistas que têm o desejo de parar de fumar.

A ação oferece acompanhamento reunindo profissionais de diferentes áreas como: psicólogo, médico, fisioterapia, odontologia e enfermagem, para fortalecer o sucesso do tratamento.

A psicóloga Ariely Aquino conduziu a sessão inicial, trabalhando aspectos emocionais e comportamentais do tabagismo. Na sequência, a Dra. Julia Melo Teixeira Rosa abordou os efeitos da abstinência, esclarecendo dúvidas e orientando os participantes.

O Dr. Wesley Martins falou sobre os riscos do tabagismo para a saúde bucal, com ênfase no câncer bucal, além de realizar atendimentos odontológicos. A fisioterapeuta Gabriela Dorte apresentou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), destacando a importância da mudança de hábitos comportamentais.

Já a enfermeira Djuly Almeida Zuiewskiy realizou a avaliação do grau de dependência dos pacientes.

Além das orientações, todos os participantes passaram por sessão de auriculoterapia, reforçando o cuidado integral proposto pelo grupo.

Para a secretária de Saúde e Saneamento - Sandra Calonga a implantação do grupo representa um avanço importante na política de prevenção do município.

“O tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversas doenças. Com o grupo ‘Apague Essa Ideia’, estamos oferecendo um acompanhamento completo, humano e próximo da população, fortalecendo a prevenção e a promoção da saúde em Aquidauana”, destacou a secretária Sandra.

“Esse atendimento multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento e representa uma conquista para os moradores de Aquidauana”, afirmou a enfermeira Renata Dantas - coordenadora do Programa de Tabagismo,

Os interessados em participar dos grupos devem procurar o enfermeiro de sua unidade de saúde para receber orientações.
 



› FONTE: Agecom