Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Audiência na Câmara de Aquidauana debate produção de biomassa de Banana

Publicado em 18/07/2019 Editoria: Cidade


Na noite da ultima quarta-feira (17) aconteceu no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara de Vereadores de Aquidauana uma audiência publica com o tema Biomassa de Banana Verde com enfoque nos benefícios de seu consumo. A meta principal era de apresentar e discutir o tema.

O produto produz inúmeros benefícios para a saúde da população, desde as crianças até a terceira idade, e também o poder socioeconômico que o mesmo poderá gerar para a cidade com o plantio, colheita, produção e venda.

 O evento contou com o apoio do presidente da Câmara Municipal vereador Mauro do Atlântico (MDB) em conjunto com o vereador Edinho Grance (DEM) e do empresário Artur Viana idealizador do projeto BBVI - Biomassa de Banana Verde Integral.

O vereador Edinho Grance fez a abertura da audiência publica, justificando sua importância e o empresário Artur Viana ofereceu detalhes da produção e comercialização da Biomassa de Banana Verde Integral em Aquidauana.

Para explanar sobre o assunto, contou-se com a presença da Drª Rosemarly Fernandes Mendes Candil, e relatos de tamanha importância da nutricionista responsável pela alimentação escolar da rede municipal de ensino de Aquidauana Úrsula Coelho.

A mestra Stella Fernanda Oliveira compareceu ao evento para apresentar o relato do desenvolvimento do produto que está sendo realizado pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST A&B) com sede em Dourados.

O SENAI está desenvolvendo a padronização do processo da Biomassa de Banana Verde, realizando análises físico-químicas e microbiológicas para atestar a segurança do alimento, determinação da composição nutricional e vida útil. Stella Fernanda Oliveira destacou ainda que com os testes que estão sendo realizados se constatou que o produto atingiu uma vida útil de 56 dias dispostos em temperatura ambiente, o que facilitará a comercialização por não necessitar de refrigeração.

O evento foi finalizado com a manifestação do Dr. José Arruda Fialho, médico pediatra na cidade de Aquidauana que testemunhou não apenas o ponto de vista do médico, mas também contou um pouco sobre sua experiência enquanto consumidor da Biomassa de Banana Verde Integral.

Outra explanação importante foi do jornalista Floriano Peixoto, consumidor da biomassa desde novembro de 2018.

Dentre os convidados para compor a mesa de autoridades estavam a professora e secretária de educação de Aquidauana Ivone Nemer representando o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, vereador professor Bié, TC Alexandre Costa comandante do 9º BEComb e a professora Hilda Romero diretora do IFMS – Aquidauana.

No plenário a presença de representantes de entidades de Aquidauana e convidados, entre eles diretores de escolas de Aquidauana e Anastácio e também profissionais que atuam na área de nutrição.

Conclui-se que o evento foi esclarecedor quanto aos benefícios do uso da Biomassa de Banana Verde Integral e teve um acolhimento positivo pelas pessoas que participaram do evento.

Segundo o empresário Artur Viana o próximo passo é expandir essas informações para as demais pessoas visando o bem-estar e qualidade de vida da população, bem como o aumento do investimento o que vai promover o desenvolvimento socioeconômico de nossa região. “Recentemente acadêmicos de Administração da UFMS conheceram as técnicas utilizadas no cultivo, na colheita e na armazenagem das bananas, incluindo aspectos da sua irrigação, da busca por controle de pragas de forma limpa e de mecanismos para retardar o amadurecimento da fruta e prolongar a sua shelf life (tempo de prateleira)”, explicou o empresário Artur Viana.