Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana intensifica combate à dengue e alerta população para prevenção

Publicado em 29/01/2026 Editoria: Saúde


Desde as primeiras semanas de janeiro, a Secretaria de Saúde e Saneamento (SESAU), por meio da equipe de Controle de Vetores, intensificou as atividades de visitas domiciliares em toda a cidade, com foco na orientação da população e na eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Até agora, mais de 7.600 imóveis já foram vistoriados.

O município mantém baixos índices, mas alerta para risco de aumento de casos, Aquidauana tem apresentado baixos índices de notificações de dengue e chikungunya neste mês de janeiro, mantendo o mesmo cenário observado em dezembro de 2025. Até o momento, foram registradas apenas seis notificações relacionadas às arboviroses no município.

Ainda neste mês, foi realizado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti), cujo resultado apontou índice inferior a 1% de depósitos positivos, dentro do parâmetro preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabelece até 1% como aceitável.

Apesar do cenário favorável nos índices de infestação, os dados obtidos por meio das ovitrampas acendem um sinal de alerta. Foram coletados mais de 35 mil ovos do mosquito nas residências, número superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram recolhidos cerca de 29 mil ovos. O resultado indica um alto risco de aumento dos casos de dengue e chikungunya nos próximos meses.

Diante disso, a Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais já elaborou uma programação de limpeza nos bairros, que será acompanhada pela Vigilância Sanitária, com ações educativas e orientações aos moradores.

A SESAU orienta que a participação da população é fundamental no enfrentamento às arboviroses. Algumas medidas simples fazem toda a diferença, como: receber bem o Agente de Combate às Endemias e o Agente Comunitário de Saúde; eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água e manter os quintais e terrenos limpos.

Em caso de sintomas semelhantes aos de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar imediatamente a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima. O atendimento gera notificação e possibilita a realização de ações de bloqueio químico, fundamentais para eliminar o vetor infectado e interromper o ciclo de transmissão.

SERVIÇO - Qualquer dúvida, os moradores devem entrar contato na Coordenadoria de Controle de Vetores pelo telefone 3240-1400, ramal 1579, no horário das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

 



› FONTE: AGECOM