Chuvas intensas provocam alagamentos, transtornos à população e mobilizam Executivo, Legislativo em busca de apoio estadual e federal.
A Prefeitura de Aquidauana publicou, no final da manhã de ontem, quinta-feira (5), o Decreto Municipal nº 017/2026, que declara Situação de Emergência em áreas urbanas e rurais do município, em decorrência das fortes chuvas registradas nos últimos dias. O volume intenso de precipitações causou alagamentos, elevação significativa do nível do Rio Aquidauana e diversos transtornos à população. Na manhã desta sexta-feira (06) a marca era 8m28cm.
Com o decreto, a administração municipal busca agilizar ações emergenciais, ampliar o atendimento às famílias afetadas e viabilizar o acesso a recursos dos governos estadual e federal. A coordenação dos trabalhos está a cargo da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e demais órgãos da prefeitura.
Diversas famílias foram atendidas. Algumas estão acolhidas em casas de parentes e e outras foram encaminhadas ao abrigo disponibilizado em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição.
O prefeito Mauro do Atlântico destacou que o decreto garante respaldo legal para acelerar as ações do município. “Essa medida nos permite agir com rapidez, ampliar o atendimento e assegurar que nenhuma família fique desassistida neste momento de dificuldade”, afirmou.
O Poder Legislativo Municipal também reforçou apoio às ações emergenciais do Executivo.
A Câmara Municipal de Aquidauana informou que os vereadores estão em contato direto com o Governo do Estado, o Governo Federal e parlamentares das bancadas estadual e federal, buscando apoio institucional, recursos e medidas emergenciais que auxiliem o município no enfrentamento dos impactos causados pela enchente.
Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Everton Romero a mobilização conjunta visa fortalecer o trabalho do Poder Executivo, ampliar a capacidade de resposta e garantir assistência às famílias atingidas, além de ações futuras de recuperação das áreas afetadas.
Equipes da prefeitura seguem mobilizadas em pontos críticos da cidade, realizando monitoramento constante, remoções preventivas e orientações à população. A Defesa Civil permanece em estado de alerta, acompanhando a elevação do nível do rio e as áreas consideradas de risco.
Utilidade pública:
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o Plantão Social, pelo telefone (67) 9 9288-3963, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.