Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

MP apura internações involuntárias de dependentes químicos em clínica

Publicado em 12/02/2026 Editoria: Cidade


A 2ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul instaurou procedimento administrativo para acompanhar, durante todo o ano de 2026, as internações psiquiátricas de uma clínica de recuperação de dependentes químicos em Fátima do Sul. A medida visa a monitorar o cumprimento da legislação, a fim de proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.

O procedimento foi aberto após a clínica enviar comunicações de internações involuntárias. A legislação exige que o Ministério Público seja notificado dentro de 72 horas sobre pacientes nessa situação, para fiscalizar as condições de tratamento e garantir os direitos dessas pessoas.

Cada caso é analisado individualmente pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), abrangendo dependência química, quadros de depressão e comorbidades clínicas. O fluxo de acompanhamento inclui desde o registro da entrada do paciente até a sua alta terapêutica, garantindo assistência integral.

Outra providência adotada pela Promotoria de Justiça foi notificar a clínica para apresentar em 20 dias documentos como alvará sanitário, certificado do Corpo de Bombeiros e a habilitação do responsável técnico. A exigência busca assegurar que a instituição opere com total segurança jurídica e sanitária.