Aquidauana vai entregar remédios em casa para os pacientes hipertensos
Publicado em 19/02/2026
Editoria: Saúde
Imagina nossos pacientes hipertensos poderem receber a sua medicação no conforto do seu lar? É isso mesmo! Esse serviço a partir de agora passa a acontecer em Aquidauana. A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento lançou hoje, 19, o Programa “Dose Certa em Casa”.
Por meio desse programa, os remédios de uso contínuo da Relação Municipal de Medicamentos, serão entregues diretamente na casa dos pacientes hipertensos e não insulinos dependentes através de convênio com os Correios. O programa é piloto no município e os primeiros pacientes a serem beneficiados são os hipertensos e não insulinos dependentes atendidos na ESF do Bairro Guanandy.
O lançamento do Programa Dose Certa em Casa aconteceu durante a manhã de hoje (19), nas atividades do Programa Hiperdia com a participação de dezenas de pacientes e a presença do prefeito Mauro do Atlântico, dos vereadores Nilson Pontim, Ana Saravy, Sargento Cruz e Renato Bossay, os secretários – Sandra Calonga (Saúde e Saneamento), Rosy Ribeiro (Agecom) e Anderson Meireles (Chefe de gabinete).
O programa é coordenado pela Farmácia Municipal, foi elaborado pela farmacêutica Paula Gomes Trindade e, na prática, tem o objetivo de reduzir os casos de descontinuidade no programa Hiperdia, fortalecendo o acompanhamento farmacêutico humanizado, ajudando no controle da hipertensão e do diabetes e, assim, contribuindo para a prevenção de complicações e internações decorrentes da baixa adesão aos remédios ou do paciente que abandona o tratamento e a medicação.
“Nosso objetivo é acompanhar de perto cada paciente, orientando sobre o uso correto dos medicamentos, possíveis efeitos adversos e reforçando a importância da adesão ao tratamento. O acompanhamento farmacêutico, aliado ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, fará toda a diferença na vida desses pacientes”, explicou a farmacêutica Paula.
O Programa Dose Certa em Casa, conforme explicou o prefeito Mauro, representa um avanço importante na assistência farmacêutica que a prefeitura presta aos pacientes, garantindo mais comodidade, acompanhamento e qualidade de vida, especialmente, às pessoas com hipertensão e diabetes que necessitam de tratamento contínuo.
“Estamos levando mais dignidade e cuidado para dentro da casa das pessoas. O Dose Certa em Casa é um programa que demonstra o nosso compromisso com quem mais precisa, garantindo que o paciente não interrompa o tratamento por dificuldade de acesso. É mais prevenção, mais acompanhamento e mais qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
Nesta etapa de implantação, não serão enviados via Correios os medicamentos controlados e a insulina. Contudo, a Gestão Municipal já está analisando a viabilidade e a segurança para a ampliação gradativa da distribuição domiciliar de outros tipos de medicamentos através desse programa.
O mapeamento e a seleção dos pacientes são realizados pela equipe de saúde, com apoio dos Agentes Comunitários, que por sua vez, poderão elaborar relatórios sobre adesão ao tratamento, excesso ou falta de medicamentos, reações adversas, esquecimento de doses e eventual interrupção do uso.
Neste primeiro momento, o programa será destinado a pessoas com necessidades específicas, priorizando os pacientes que participam do programa Hiperdia, idosos acima de 60 anos, pacientes não insulino-dependentes, acamados, cadeirantes, com dificuldade de locomoção ou histórico de baixa adesão medicamentosa.
“Esse programa fortalece a Atenção Primária e melhora diretamente os indicadores de hipertensão e diabetes no município. Quando garantimos o medicamento e o acompanhamento adequado, evitamos complicações e internações”, disse a secretária de Saúde e Saneamento – Sandra Calonga.
Durante o lançamento do programa, representando o Poder Legislativo, todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra, parabenizaram a gestão municipal pelo lançamento do programa e reafirmaram o compromisso da Câmara Municipal em apoiar e fortalecer iniciativas voltadas à prevenção, ao acompanhamento contínuo e à ampliação do acesso aos serviços de saúde.
COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA?
Os pacientes que quiserem receber os medicamentos em casa, já podem fazer um pré-cadastro, basta procurar o seu agente comunitário de saúde, eles estarão passando de casa em casa para levar informações sobre o programa. Quem preferir, também pode procurar a Farmácia Municipal e fazer seu pré-cadastro, fica localizada na Rua Giovani Toscano Brito - Santa Terezinha (ao lado do SAMU), das 6h às 18h.
Para fazer o pré-cadastro, o paciente deve apresentar: CPF e cartão SUS; comprovante de residência no município de Aquidauana (conta de água ou energia); atualização dos dados no sistema do município e receita válida para 3 meses (receita trimestral).
› FONTE: Agecom