Inscrições para o ProUems 2026 começam nesta quarta (25) e seguem até 11 de março; não há cobrança de taxa
As inscrições para o Processo Seletivo Histórico Escolar ProUems 2026 começaram nesta quarta-feira (25), conforme publicação no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, e seguem até o dia 11 de março. Ao todo, são ofertadas 336 vagas remanescentes, além de cadastro reserva, para ingresso nos cursos de graduação da UEMS no ano letivo de 2026. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O processo é destinado a candidatos que já concluíram o ensino médio ou que possam comprovar a conclusão até a data prevista para matrícula. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/permanente, das 9h do dia 25 de fevereiro até às 23h59 do dia 11 de março, no horário oficial de MS.
No formulário digital, o candidato deverá informar as notas de língua portuguesa e matemática obtidas no último ano do ensino médio, conforme o histórico escolar. Também será possível usar as pontuações equivalentes nas áreas de linguagens e matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), seguindo as regras de conversão previstas em edital.
No momento da inscrição, o candidato precisa escolher o curso, a unidade e o sistema de concorrência, não sendo permitida alteração após a homologação. A universidade alerta que é de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento dos dados e que não serão aceitas inscrições fora do prazo ou enviadas por outros meios.
As 336 vagas estão distribuídas entre unidades localizadas em Campo Grande, Aquidauana, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.
Há oportunidades em cursos como Engenharia Florestal, Engenharia Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Administração Pública, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química, Química Industrial, Sistemas de Informação, Pedagogia, Turismo, Letras (Português/Espanhol e Português/Inglês), Geografia, História, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, Tecnologia em Gestão Ambiental, além de Dança e Teatro. Alguns cursos oferecem vagas imediatas, enquanto outros contam apenas com formação de cadastro reserva.
O edital também prevê reserva de vagas por meio das políticas de ações afirmativas: 20% para candidatos negros (pretos e pardos), 10% para indígenas, 10% para residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos e 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Candidatos às cotas para negros serão convocados para banca de verificação fenotípica, etapa eliminatória apenas para essa modalidade de concorrência.
A lista de inscritos será divulgada no dia 13 de março, com prazo para recursos nos dias 16 e 17. O resultado final está previsto para 19 de março e, a partir do dia 20, começam as convocações para matrícula, que ocorrerão por meio de editais específicos publicados no site da universidade. A matrícula obedecerá à ordem de classificação e à disponibilidade de vagas, e a não apresentação dos documentos exigidos implicará perda do direito à vaga. Caso sobrem vagas, a Uems poderá realizar novas chamadas.