Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PC de Miranda prende homem por comercialização ilegal de canetas emagrecedoras

Publicado em 27/02/2026 Editoria: Polícia


Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Miranda, cumpriu mandado de busca e apreensão para apurar a venda ilegal de medicamentos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), especialmente a substância tirzepatida, comercializada sob as marcas Lipoless e TG.

A investigação teve início após denúncias anônimas encaminhadas ao Ministério Público de Miranda, relatando a comercialização indiscriminada dos produtos, inclusive com anúncios publicados em redes sociais.

Com o avanço das diligências, a Polícia Civil reuniu elementos que confirmaram a prática criminosa e representou pela expedição de mandado de busca e apreensão no endereço do investigado R.R.P., de 30 anos.

Após parecer favorável do Ministério Público e deferimento pelo Poder Judiciário, a medida foi cumprida na residência do suspeito.

No local, foram apreendidos quatro frascos do medicamento Lipoless, dois de TG, três frascos da substância esteroide anabolizante Drostanolona, além de agulhas e seringas.

Questionado, o homem confirmou ser o proprietário dos medicamentos e admitiu que realizava a comercialização.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor com base no artigo 273 do Código Penal — que trata do crime de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais — sendo ele conduzido à delegacia para os procedimentos legais.

A Polícia Civil alerta que a aquisição de medicamentos sem procedência e sem licença da autoridade sanitária competente pode causar sérios riscos à saúde, inclusive morte.

Segundo a instituição, tais substâncias costumam entrar clandestinamente no país, sem garantia de armazenamento adequado.

O acompanhamento médico é indispensável para a aplicação segura de qualquer medicamento, visando à preservação da saúde e da vida.