Investir na educação é investir no futuro. A entrega de kits escolares e uniformes representa mais do que materiais para o dia a dia dos estudantes: é uma ação que fortalece o aprendizado, promove igualdade de oportunidades e contribui para o desenvolvimento da educação municipal.
Com esse compromisso, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde de ontem a entrega de kits escolares, uniformes e a instalação de um parquinho na Escola Municipal Indígena Polo Feliciano Pio, localizada na Aldeia Ipegue. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da educação nas comunidades indígenas do município.
A Prefeitura de Aquidauana investiu cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios para garantir uniformes e materiais escolares que irão atender aproximadamente 7 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Além disso, também com recursos próprios, foram aplicados aproximadamente R$ 425 mil para a instalação de parquinhos nas escolas indígenas, contemplando as seguintes unidades: Escola Municipal Indígena Polo Lutuma Dias (Aldeia Limão Verde) e Núcleo Escolar Córrego Seco; Escola General Rondon (Aldeia Bananal) e extensão na Aldeia Imbirussu; Escola Marcolino Lili (Aldeia Lagoinha) e extensão Paulino de Moraes Fonseca; e a Escola Feliciano Pio (Aldeia Ipegue) com extensão na Aldeia Colônia Nova.
Participaram da solenidade de entrega, o prefeito Mauro do Atlântico, a secretária municipal de Educação e vereadora licenciada Wilsandra Beda, o vereador Fred Frank (representando a Câmara Municipal), a diretora da Escola Feliciano Pio Elisangela Albuquerque de Lima, o cacique da Aldeia Ipegue Ademir Francisco (Dodó), o cacique da Aldeia Água Branca Julison Farias, o cacique da Aldeia Colônia Nova Oto Lara, o cacique da Aldeia Bananal Célio Fialho, o cacique da Aldeia Imbirussu Claudio Lipu, o coordenador municipal indígena da Terra Taunay/Ipegue Edvaldo Felix e o coordenador pedagógico das escolas municipais indígenas e coordenador subnacional da Política Escolar Indígena Undine/MEC professor Dr. Wanderley Dias Cardoso.
Durante a solenidade, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância do diálogo com a comunidade e com as lideranças para o fortalecimento da educação.
“Hoje, estamos cumprindo com a nossa comunidade. Os materiais, os uniformes e os parquinhos são de fundamental importância para a melhoria da nossa educação e lazer dos alunos. Em breve, vamos poder anunciar também a reforma da Escola Municipal Indígena Marcolino Lili”, afirmou o prefeito Mauro.
A secretária municipal de Educação, Wilsandra Beda, reforçou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino em todas as regiões do município. “Estamos trabalhando para que a nossa educação chegue com qualidade nas aldeias e em todas as unidades do município”, destacou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Fred Frank também ressaltou a relevância do investimento realizado pelo poder público. “Esse aporte para os alunos das escolas indígenas demonstra a visão do poder público em relação à educação e o cuidado com o futuro das nossas crianças”, disse o vereador.
Em suas falas, a diretora da escola, professora Elisangela Albuquerque de Lima, e o cacique Ademir Francisco (Dodó) afirmaram que a ação fortalece o ensino e a aprendizagem nas aldeias, além de reforçar o compromisso da administração municipal com uma educação cada vez mais forte em Aquidauana.
› FONTE: AGECOM