Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ação integrada promove cuidado, autoestima e prevenção no CRAS II

Publicado em 12/03/2026 Editoria: Cidade


Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, na manhã de terça-feira (11), a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no CRAS II – Nova Aquidauana uma ação voltada à promoção da saúde, autoestima e prevenção de doenças.

A atividade reuniu usuárias do serviço e seus familiares em um momento de orientação, acolhimento e cuidado. O objetivo foi ampliar o acesso aos serviços de saúde, estimular o diagnóstico precoce e oferecer orientações sobre prevenção e encaminhamento adequado em casos necessários.

A programação contou com uma palestra conduzida por Fátima Sirley Fleitas Torres, que abordou temas relacionados à saúde preventiva, saúde mental e a importância do autocuidado para o bem-estar das mulheres. A atividade buscou promover reflexões sobre a saúde física e emocional, além de fortalecer a autoestima das participantes.

Durante o encontro, também foram realizadas as dinâmicas “Espelho da Força” e “Carta para Mim Mesma”, proporcionando momentos de reflexão, expressão de sentimentos e valorização pessoal.

O momento também contou com uma palestra ministrada pela assistente social Débora do Carmo, que abordou a importância da valorização da mulher, da prevenção à violência e do fortalecimento da rede de atendimento e proteção voltada às mulheres.

Paralelamente às atividades voltadas às mulheres, a equipe da SESAU realizou testagem rápida para Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C nos esposos das usuárias do CRAS.

Ao final do encontro, foram realizados sorteios de brindes para as participantes e servido um lanche, proporcionando um momento de acolhimento, informação e valorização das mulheres.



› FONTE: AGECOM