Policia Civil de Aquidauana esclarece furto de gado na zona rural
Publicado em 24/07/2019
Editoria: Polícia
Os autores do delito são irmãos, um de 28 anos e outro de 39.
A Policia Civil, por intermédio de atuação da 1ª Delegacia de Policia Civil de Aquidauana esclareceu um abigeato realizado no dia 30/06/2019, que ocorreu na Estrada para Cipolândia (em Aquidauana), tendo sido abatido apenas uma cabeça de gado.
A Policia Civil esclarece que, apesar do termo Abigeato, palavra etimologicamente derivada do latim abigeatus, ser popularmente conhecido como o furto de gado, juridicamente, o crime consiste na subtração de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração, encaixando-se nesse conceito bovinos, equinos, caprinos, suínos, etc.
O crime de abigeato gera impactos negativos em toda a sociedade, sobretudo, nas violações à segurança pública, na sonegação de impostos e à saúde pública, visto que os animais, após os crimes, são vendidos clandestinamente, sem fiscalização sanitária e causando doenças na população.
Frise-se que após a operação “PECUS” (de 26/01/2019), não houve mais registro de abigeato de grande vulto na cidade de Aquidauana.
A operação recebeu tal denominação por pecus significar gado em latim. As investigações se iniciaram a partir de alguns furtos de gados (abigeatos) que aconteceram na região.
A operação teve atuação conjunta da Delegacia de Aquidauana, Delegacia de Dois Irmãos do Buriti, Delegacia de Anas´tacio e do GARRAS (Delegacia Especializada em repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), envolvendo mais de trinta policiais civis.
O início da operação ocorreu durou dez dias de forma ininterrupta. No total, sete pessoas foram identificadas, interrogadas e indiciadas, com cinco sendo presas em flagrante.
Seis crimes de abigeato foram esclarecidos, que juntos totalizavam mais de cem cabeças de gado subtraídas. A maior parte do prejuízo foi restituído às vítimas.
Foram apreendidos dezenas de gados, além de carros e um caminhão com carroceria específica para transporte de gado.
A Policia Civil solicita o apoio da população, denunciando todo e qualquer fato criminoso.
DP de Aquidauana 3241-2876.
DAM de Aquidauana 3241-1172
DP de Dois Irmãos do Buriti 3243-1230 e 99994-3166
DP de Anastácio 3245-2207