Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Duas pessoas testam positivo para hantavírus

Publicado em 11/05/2026 Editoria: Internacional


Autoridades de saúde confirmaram que duas pessoas retiradas do navio de cruzeiro MV Hondius testaram positivo para o hantavírus após o surto registrado a bordo da embarcação. Nesta segunda-feira (11), a Espanha conclui a retirada e repatriação dos últimos passageiros do navio.

Segundo a ministra da Saúde da França, Stephanie Rist, um passageiro francês apresentou resultado positivo para o vírus e teve piora no quadro clínico.

Já o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos informou que um dos 17 norte-americanos repatriados apresentou resultado levemente positivo para a cepa Andes do hantavírus, enquanto outro passageiro desenvolveu sintomas leves.

Os últimos 24 passageiros que permaneciam no navio devem deixar a embarcação ainda nesta segunda-feira. O cruzeiro está ancorado próximo à ilha espanhola de Tenerife, no Oceano Atlântico.

A operação coordenada pelas autoridades espanholas encerra uma ação considerada complexa, que já resultou na retirada e repatriação de 94 pessoas para diferentes países. O processo acontece 41 dias após a saída do navio do sul da Argentina e nove dias depois da confirmação do primeiro caso da infecção viral respiratória.

Desde o início do surto, três pessoas morreram — um casal holandês e um cidadão alemão.

O MV Hondius havia partido da costa de Cabo Verde em direção às Ilhas Canárias no último dia 6 de maio, após o governo da Espanha aceitar coordenar a retirada dos passageiros a pedido da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia.

De acordo com a diretora de gerenciamento de epidemias e pandemias da OMS, Maria Van Kerkhove, foi recomendada quarentena de 42 dias para todos os passageiros do navio a partir de 10 de maio.