Prefeitura de Aquidauana finaliza formação e adquire caminhão refrigerado
Publicado em 27/06/2026
Editoria: Educação
Prefeitura de Aquidauana fortalece alimentação escolar com entrega de caminhão refrigerado, formação de merendeiras e novos investimentos na Educação
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã deste sábado (27) a entrega oficial de um novo caminhão refrigerado destinado ao transporte da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino (REME).
Na mesma ocasião, também foi promovida a formação continuada das merendeiras que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além da entrega de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O novo caminhão, adquirido com recursos próprios do município no valor de R$ 541.500,00, garantirá mais segurança e qualidade no transporte dos alimentos destinados às unidades escolares da zona rural, incluindo distritos, aldeias indígenas e escolas pantaneiras. O veículo permitirá que os produtos cheguem às escolas em perfeitas condições, reduzindo perdas e desperdícios.
A Rede Municipal de Ensino serve, diariamente, cerca de 7 mil refeições, oferecendo uma alimentação saudável, equilibrada e fundamental para o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes. Além de contribuir para a nutrição adequada, a merenda escolar fortalece a permanência dos alunos na escola, auxilia no combate à insegurança alimentar e melhora o desempenho escolar.
Durante o evento, as aproximadamente 80 merendeiras da REME participaram de uma capacitação com foco no funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), boas práticas na manipulação de alimentos e a importância da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual.
Na oportunidade, todas receberam novos kits de EPIs, compostos por aventais e botas de segurança, adquiridos com recursos próprios do município no valor de R$ 11.320,00, reforçando o compromisso da administração municipal com a segurança e as condições de trabalho dessas profissionais.
Outra novidade anunciada pela secretária municipal de Educação, Wilsandra Béda foi a parceria entre a SEMED e o Banco do Brasil, que proporcionará a entrega de tablets para as merendeiras. Os equipamentos serão utilizados para o registro diário da quantidade de alunos atendidos e dos ingredientes utilizados no preparo das refeições, permitindo maior controle, monitoramento e acompanhamento da alimentação escolar.
O prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância das merendeiras para a qualidade da educação municipal e ressaltou os investimentos realizados pela administração.
"As merendeiras desempenham um papel fundamental dentro das nossas escolas. Elas cuidam da alimentação das nossas crianças com muito carinho, dedicação e responsabilidade. Hoje fazemos a entrega de um caminhão moderno, novos equipamentos de proteção e investimos na capacitação dessas profissionais porque acreditamos que educação de qualidade também passa por uma alimentação segura e saudável. Ao mesmo tempo, seguimos realizando obras de infraestrutura em diversas unidades escolares, melhorando cada vez mais os espaços para nossos alunos e servidores.", afirmou o prefeito Mauro do Atlântico.
A secretária municipal de Educação, Wilsandra Béda, ressaltou que a formação continuada representa um investimento permanente na qualidade da alimentação oferecida aos estudantes.
"Cuidar da alimentação escolar é cuidar diretamente da aprendizagem e da saúde dos nossos alunos. Essa formação fortalece o trabalho das nossas merendeiras, atualiza conhecimentos sobre segurança alimentar e valoriza essas profissionais que exercem uma função essencial dentro da educação. São investimentos que refletem diretamente na qualidade do atendimento prestado às nossas crianças.", destacou a secretária Wilsandra.
Participaram do ato também os vereadores Marquinhos Taxista e Genivaldo Montana, o chefe de gabinete Anderson Meireles, além de diretoras, coordenadores das escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino.
Durante seus pronunciamentos, os vereadores Marquinhos Taxista e Genivaldo Montana parabenizaram as merendeiras pelo trabalho desempenhado diariamente nas unidades escolares e destacaram a importância dos investimentos realizados pela gestão municipal na Rede Municipal de Educação, reconhecendo o compromisso da administração com a valorização dos servidores e a melhoria da qualidade do ensino em Aquidauana.
› FONTE: Agecom