Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Carteira de Identidade Nacional terá postos em aldeias e assentamento de MS

Publicado em 08/07/2026 Editoria: Gestão


Atendimento em escolas estaduais vai facilitar acesso à documentação em quatro municípios
 
Quatro comunidades de Mato Grosso do Sul vão passar a contar com postos para emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional). A medida será implantada em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino em Dourados, Caarapó, Aquidauana e Ponta Porã.
 
A ação é realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação). O objetivo é levar o serviço de identificação civil para regiões onde a população enfrenta dificuldade de deslocamento até os postos convencionais.
 
Os novos pontos de atendimento serão instalados na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, na Aldeia Te’yikue, em Caarapó, na Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel – Hoyenó&39;O, em Aquidauana, e no Distrito de Nova Itamarati, no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã.
 
A descentralização busca ampliar o acesso à emissão da CIN, documento que substitui o antigo RG e passa a ser usado como identificação nacional. A medida também pretende facilitar o acesso dessas populações a serviços públicos essenciais, já que a falta de documentação pode se tornar uma barreira para atendimento em áreas como saúde, educação e assistência social.
 
Segundo as informações divulgadas, a implantação dos postos será feita em quatro unidades escolares da Rede Estadual. O comunicado, porém, não informa a data de início dos atendimentos, os horários de funcionamento nem se haverá necessidade de agendamento.


› FONTE: Campo Grande News