Em uma escola da rede municipal de Aquidauana localizada na Aldeia Lagoinha a anciã terena Albina Marques a pedido da diretora Cristiane Vertelino se reuniu com os alunos interessados na manutenção da cultura e das tradições do povo indígena para uma aula diferente.
A aula ocorreu na manhã desta terça-feira (30) na Escola Municipal Indígena Marcolino Lili na aldeia Lagoinha, distrito de Taunay em Aquidauana, segundo informações levantadas pela redação do site Portal de Aquidauana.
Avó do ex-cacique Alery Marques, professor de língua terena, Albina Marques atualmente com 100 anos de vida, tratou os alunos com paciência e zelo, neste ato de valorização dos conhecimentos tradicionais dos anciões indígenas.
Aprender a fazer a linha de algodão é o primeiro passo para a confecção de rede e faixa, o que pode inclusive oportunizar um incremento na renda familiar da comunidade.
O respeito da criança indígena pelos anciões consolida a valorização da cultura. Fotos foram publicadas em rede social e a repercussão foi imediata.