Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Calorão de 41°C e umidade de até 12% marcam domingo em MS

Publicado em 16/08/2026 Editoria: Meteorologia


Alerta laranja do Inmet abrange as regiões central e norte de Mato Grosso do Sul
 
Domingo (16) será de baixa umidade relativa do ar e calor intenso, com máximas que podem chegar a 41°C em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo firme, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado.
 
 
As maiores temperaturas devem ser registradas na região norte, com máxima prevista de 41°C em Coxim e 38°C em Camapuã. No Pantanal, as altas temperaturas também predominam. Em Corumbá, o dia começou com 19,5°C, mas os termômetros podem chegar a 40°C até o fim do dia. Já em Aquidauana, a máxima deve ficar em 39°C.
 
Em Campo Grande, também deve ser registrada grande amplitude térmica. A manhã começou com 22,8°C, mas a temperatura pode chegar a 38°C durante a tarde. Em Porto Murtinho, o tempo se assemelha ao da Capital, com máxima também prevista de 38°C.
 
Na região do Bolsão, as temperaturas em Paranaíba devem chegar a 36°C, enquanto em Três Lagoas podem ficar em até 37°C. Em Dourados, a máxima prevista é de 38°C, e em Anaurilândia deve ficar em 37°C.
 
 
Na região de fronteira, os termômetros podem marcar até 36°C em Ponta Porã. Já no Cone-Sul, em Iguatemi, a máxima pode chegar a 35°C.
 
Alerta - Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta laranja, que indica perigo, atinge toda a região central e norte de Mato Grosso do Sul. Entre 12h e 18h, a umidade relativa do ar pode variar de 20% a 12%.
 
O cenário aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.
 
“Diante desse cenário, recomenda-se reforçar a hidratação, evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e adotar cuidados adicionais com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias”, reforça o Cemtec.
 


› FONTE: Campo Grande News