Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vigilância de Anastácio orienta população sobre limpeza nas caixas de água

Publicado em 31/07/2019 Editoria: Saúde


A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar desde entupimentos devido a sujeira acumulada no fundo da caixa, ou o surgimento de algas que podem liberar toxinas

Equipe da Vigilância Sanitária de Anastácio realizou uma visita técnica na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, ao laboratório da Sanesul, em Aquidauana, que cuida das análises feitas na distribuição e controle de qualidade da água em nosso município. 

Relatórios feitos pela Sanesul semanalmente e enviados à Vigilância em Saúde, através do sistema SISAGUA atestam parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público, não constatando do mês de Janeiro até a data de hoje nenhum tipo de contaminação na água fornecida para Anastácio, além de monitorar com rigor, a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

A Vigilância Sanitária de Anastácio, através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), também realiza monitoramento e análise da água fornecida pela Sanesul e consumida pela população, por meio da coleta, análise e gerenciamento dos dados e providências, sendo dez coletas por mês direto de cavaletes em pontos aleatórios, que são enviadas para o laboratório em Campo Grande, onde os resultados são satisfatórios, sem nenhum risco para a saúde da população.

A Vigilância em Saúde orienta aos moradores que sempre mantenham limpas as caixas de água de suas residências, já que a Sanesul garante a qualidade da água até o cavalete. A qualidade da água que sai pelas torneiras não depende apenas do processo de purificação realizado nas estações de tratamento. Se as caixas d’água não forem limpas periodicamente ou sempre que necessário, ela pode deixar de ser potável e se tornar veículo de doenças.

A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar desde entupimentos devido a sujeira acumulada no fundo da caixa, ou o surgimento de algas que podem liberar toxinas, ou mais frequentemente bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água, caso esteja destampada pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela.