Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Morre o jornalista Carlos Monforte, um dos primeiros âncoras do Brasil, aos 77 anos

Publicado em 31/08/2026 Editoria: Brasil


Foto: Zé Paulo Cardeal/Memória Globo

Foto: Zé Paulo Cardeal/Memória Globo

O jornalista Carlos Monforte morreu aos 77 anos. A informação foi divulgada pela emissora GloboNews nesta segunda-feira, 31, e ainda não há detalhes sobre a causa da morte. 

Ao longo da carreira, Monforte passou por vários veículos de notícia, mas consolidou sua carreira na TV Globo, onde trabalhou por mais de 30 anos. Natural de Santos, no litoral de São Paulo, o jornalista é considerado um dos primeiros âncoras do jornalismo brasileiro. 

Quando entrou na Globo, em 1978, como repórter local em São Paulo, ele iniciou a carreira televisiva utilizando uma novidade na época, as Unidades Móveis. Com o equipamento, o jornalista saía para fazer várias matérias por dia. "Era o começo do link, de matérias ao vivo", lembrou Monforte ao Memória Globo.

Na emissora, ele se tornou editor de política no Jornal da Globo, editor e apresentador do Bom Dia São Paulo e foi o primeiro editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, que estreou em 1983. Monforte ficou à frente do telejornal matutino durante nove anos.



› FONTE: Redação Terra