Justiça de MS manda soltar 1.308 presos para passar sete dias em casa
Publicado em 10/08/2019
Editoria: Região
Conforme a Agepen ( Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os detentos devem retornar até a próxima quinta-feira (15).
Carteira de identificação com código de barras irá ajuda a monitora detentos (Foto: Agepen/Divulgação)
A Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu a partir desta sexta-feira (9) à 1.308 internos que cumprem pena em regime semiaberto e aberto em Mato Grosso do Sul o benefício da saída temporária de Dia dos Pais para passar sete dias em casa, com a família.
Conforme a Agepen ( Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), os detentos devem retornar até a próxima quinta-feira (15).
O benefício está previsto na Lei de Execução Penal. As saídas funcionam como uma preparação e adaptação do preso ao retorno do convívio em sociedade, uma vez que os presos do regime semiaberto estão próximos de ganhar a liberdade.
De acordo com a legislação, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. Além disso, precisa voltar para o presídio no dia e horários combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.
Em Campo Grande são 948 detentos que recebem o benefício. No interior, 360 internos, totalizando em 1.308 em todo o estado.
Monitoramento
A Agepen informou que para facilitar o controle da movimentação diária dos detentos que cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto, a tecnologia auxilia neste trabalho. O registro de monitoração é feito através da carteira de identificação com leitor de código de barras ou por meio da biometria, sendo emitidos relatórios detalhados e específicos.
As ações são desenvolvidas pela Agepen, por meio das direções dos presídios. Em todo o estado, esses sistemas são utilizados para controlar a movimentação de todos os internos.
› FONTE: As informações são do G1.