Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Reimplantação do Projeto Padrinho será hoje às 19h30 no Fórum de Aquidauana

Publicado em 21/08/2019 Editoria: Cidade


Hoje, quarta-feira, dia 21 de agosto, ainda em comemoração aos 127 anos da cidade de Aquidauana será realizado um evento importante às 19h30, no Plenário do Tribunal do Juri, no Fórum de Aquidauana.
 
O evento visa sensibilizar a sociedade aquidauanense em relação a realidade de muitas crianças e adolescentes que vivem em entidades de acolhimento, ainda que temporariamente. 
 
Segundo o Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana Dr. Giuliano Máximo Martins é de suma importância ressaltar que o tempo de acolhimento não deve ser um tempo sofrido e prejudicial, pois em todos os momentos da vida a criança deve ter seus direitos preservados.  “A reestruturação do Projeto Padrinho amplia a oportunidades de convivência familiar e comunitária a este público infanto juvenil”.
 
O Projeto Padrinho é um programa de solidariedade e apoio da sociedade civil às crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, oferecendo apadrinhamento afetivo, material e de prestação de serviços.  
 
Sua reimplantação em Aquidauana tem por objetivo estimular a manutenção de vínculos de crianças e adolescentes, em situação de acolhimento institucional ou familiar, com pessoas da comunidade que se habilitam na forma de padrinhos e madrinhas, compromissados a estabelecer relação de afeto, de respeito e de cuidado.
 
O Poder Judiciário faz questão de convidar a todos os interessados para participar desta cerimônia esclarecedora sobre o tema, a ser realizada na Comarca de Aquidauana.
 
São modalidades de apadrinhamento: 
 
- afetivo: proporciona atenção e carinho a crianças ou adolescentes acolhidos, orientando-as quanto à saúde e à educação, promovendo a convivência familiar e social saudáveis que gerem experiências gratificantes;
 
- material: presta atendimento às necessidades materiais ou financeiras da criança ou do adolescente e suas respectivas famílias, das entidades de acolhimento ou das famílias acolhedoras, com auxílio material ou financeiro como a doação de material escolar, vestuário, brinquedo, o patrocínio de curso profissionalizante, reforço escolar, prática esportiva, idiomas ou outra especificidade da criança ou adolescente, conhecendo ou não os afilhados;
 
- prestador de serviço: presta serviço gratuitamente, de acordo com a natureza de sua profissão ou ofício, a crianças e adolescentes acolhidos e suas respectivas famílias em vias de reintegração, das entidades de acolhimento ou das famílias acolhedoras;
 
- cultural: patrocina o acesso à cultura para crianças e aos adolescentes de forma coletiva, como cinema, teatro, museu, espetáculos artísticos e livros.