Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Crianças de Aquidauana aprendem sobre educação ambiental e alimentação

Publicado em 24/08/2019 Editoria: Cidade


Essas são fotos da grande horta montada na Escola Municipal Franklin Cassiano, no Distrito de Camisão, com o objetivo de atender a demanda do refeitório da unidade escolar e, também, servir como apoio na educação ambiental e de base.
 
Participam do projeto da horta, os alunos da própria escola e a comunidade do distrito, um público-alvo na faixa etária de 04 a 34 anos (alunos e servidores da escola).
 
Em uma área de 1 mil m² foram plantadas 3.500 mudas, entre pimentão, alface, salsinha, cebolinha, coentro, orégano, couve, pimenta biquinho, rúcula e abóbora.
 
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Produção e Educação e da Igreja Adventista do 7° Dia via "Projeto Calebe" e Cube de Desbravadores e Aventureiros, com o apoio da Associação de Pais e Mestres.
 
O projeto iniciou-se no dia 03 de julho com a parceria da Secretaria Municipal de Produção, para o preparo do local (gradagem e levantamento dos canteiros). No dia 11 de julho, com o auxílio de 3 estagiárias, uma técnica em agropecuária e um engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Assistência Social foi realizada o transplantio das mudas nos canteiros.
 
 
Atuam na horta, ensinando as crianças no manejo do solo, plantio e cultivo, o engenheiro agrônomo Daniel Moura, a técnica em Agropecuária Kassia Soares, estagiárias Nara Beatriz, Raiane Oliveira e Juliana, servidores da 
Secretaria Municipal de Produção; da Escola Municipal Franklin Cassiano; da SEMED; membros dos projetos da Igreja Adventista do 7° Dia e da APM da escola.
 
Para a implantação da horta, foi realizado o preparo do local para instalação e condução da horta. Posteriormente, foi feito o transplantio e adubação de base. Depois das culturas transplantada, está sendo feito a irrigação diária e adubação de cobertura e foliar, também está sendo feito atividades escolares com as crianças daquela escola, e os tratos culturais tais eles: limpeza dos canteiros (capina manual). A Assistência Social através do engenheiro agrônomo faz visitas técnicas rotineiras para orientação do manejo correto.
 
"Isso irá beneficiar toda a comunidade escolar. O excedente da horta conforme aprovado pela Associação de Pais e Mestre será vendido para custear investimentos na própria horta", explicou Daniel.