Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Comarca de Aquidauana terá Curso de Preparação à Adoção neste mês

Publicado em 04/09/2019 Editoria: Cidade


 Os encontros serão nos dias 13, 17 e 24 de setembro
 
Durante os meses de setembro e outubro, a comarca de Aquidauana realizará o curso de preparação à adoção, que deve abranger também os moradores de Anastácio. Ao todo serão oito encontros das 19h30 às 22 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum local.
 
Os encontros serão nos dias 13, 17 e 24 de setembro, e 1º, 8, 15, 22 e 29 de outubro.
 
No primeiro dia de curso, o juiz Giuliano Máximo Martins fará a abertura falando sobre os aspectos jurídicos da adoção. Está confirmada ainda a participação da promotora da infância do município, Angelica de Andrade Arruda, que falará sobre o papel do Ministério Público nos processos de habilitação à adoção.
 
O evento usará uma metodologia mais dinâmica, com aulas expositivas, dinâmicas de grupo e utilização de vídeo produzido pela Vara da Infância e da Adolescência sobre o tema - abordagens que permitirão aos participantes entender, de forma simples e fácil, alguns aspectos expostos no decorrer do curso. Estão previstos ainda depoimentos de pessoas que já passaram pelo processo de adoção no município.
 
O intuito do curso é expor a adoção sob todos os aspectos para que aumente o número de pessoas interessadas em adotar, com objetivo de diminuir o número de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Quem concluir o curso receberá um certificado de 20 horas.
 
Importante lembrar que o curso é quesito obrigatório para quem deseja adotar e está previsto na Lei de Adoção (Lei nº 12.010/2009) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destinando-se a desconstruir os paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. Na prática, o curso objetiva preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos do processo de adoção.
 
O curso destina-se não somente a pessoas que desejam adotar, mas a simpatizantes da causa e aos profissionais que trabalham na rede de atendimento à criança e ao adolescente, como forma de obter conhecimentos para realizar as orientações legais e encaminhamentos.
 


› FONTE: TJ MS