Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Brasil foi premiado pela ONU por ações do programa Vida no Trânsito

Publicado em 24/09/2019 Editoria: Polícia


 MS. O Brasil foi premiado pela ONU, no início desta semana devido a implementação do Programa Vida no Trânsito, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e os municípios, do qual Campo Grande faz parte. Pois, desde 2010, o programa representa a principal resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, cuja objetivo é reduzir 50% dos óbitos por acidentes de trânsito entre 2011 a 2020.
 
Trata-se de um Programa intersetorial que busca, a partir de evidências produzidas localmente, com base na análise integrada de dados, subsidiar intervenções nos âmbitos de engenharia no trânsito, fiscalização, educação e atenção às vítimas. Logo, o BPMTran juntamente com a Agetran, Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, Perícia da Polícia Civil e Samu formam o Grupo de Análise de Acidentes no Trânsito – G.A.A.T ligado ao programa que analisa os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito e transmite as informações ao Ministério da Saúde auxiliando governos federal, estadual e municipal na adoção de medidas para prevenir os acidentes de trânsito, reduzindo mortes.
 
Cabe ressaltar que entre 2010 e 2017, o Brasil reduziu em 17,4% o número de mortes por acidentes de trânsito, passando de 42.844 para 35.374, e, na capital sul-mato-grossense a redução é bastante significativa também:
 
Portanto, notamos que a queda dos índices foram constantes, com exceção do ano de 2018 em que a fiscalização eletrônica (radares) foram desativados, pois o Batalhão de Trânsito da Policia Militar juntamente com demais órgãos de trânsito vêm atuando preventivamente e repressivamente para coibir infrações e preservar vidas.
 


› FONTE: PM MS