Prefeitos e ex-prefeitos se unem e fundam a Aprefex- Mato Grosso do Sul
Publicado em 17/10/2019
Editoria: Cidade
Atuais prefeitos e ex-prefeitos participara na quarta-feira (16), no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, do ato de fundação da Aprefex-MS (Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul).
Durante a reunião, marcada para começar às 16 horas, eles vão aprovar o estatuto e escolher a primeira diretoria da entidade.
Diferentemente da Assomasul, que é uma instituição que representa os 79 municípios do Estado, a Aprefex-MS cuidará dos interesses apenas dos prefeitos e ex-prefeitos sul-mato-grossenses.
A entidade será mantida com recursos dos próprios associados, ou seja, sem a participação de verba pública.
Na prática, a Aprefex-MS vai operar na defesa dos direitos de gestores e ex-gestores públicos, sobretudo, prestando suporte técnico, desenvolvendo programas de valorização e auxiliando-os em assuntos relacionados a seus mandatos.
Para o presidente da Assomasul e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, a ideia da criação de uma nova entidade associativa surgiu da manifestação, principalmente, de vários ex-prefeitos devido à dificuldade de se defenderem de eventuais medidas judiciais ou decisões de órgãos de controle externo após o término de seus mandatos.
“Como a Assomasul só cuida dos direitos e deveres dos municípios sul-mato-grossenses, os atuais prefeitos e ex-prefeitos acharam por bem se unir em prol da criação de uma associação que cuide de seus reais interesses particulares e jurídicos, se for o caso, além da parte social”, definiu Caravina, que abrirá o encontro na tarde desta quarta-feira.
Segundo ele, a associação tem como principal objetivo a integração regional de agentes públicos que ocupam os cargos atualmente e aqueles que já comandaram as prefeituras, boa parte dos quais, por mais de um mandato.
O ato de fundação da Aprefex-MS ocorrerá logo após a assembléia-geral da Assomasul, agendada para às 14 horas do mesmo dia.