Policiais Militares do MS participam de eventos para missões de paz da ONU
Publicado em 17/10/2019
Editoria: Polícia
No período de 07 e 10 de outubro o Tenente-Coronel PM Wellington Klimpel do Nascimento participou da 25ª Conferência da Associação Internacional de Centros de Treinamento para Manutenção da Paz (IAPTC) na cidade de Lima no Peru.
A abertura Conferência Anual foi realizada pelo Presidente do Peru, Martin Vizcarra e contaram com a participação, de 60 países e 100 organizações dos cinco continentes, onde os presentes eram integrantes militares e civis no campo de formação, educação e aprendizado em operações de manutenção da paz.
O tema principal deste ano da Conferência foi: “Preparação para operações de paz efetivas: Renovação do compromisso e fortalecimento das associações”.
De acordo com o Tenente-Coronel PM Klimpel, que representou a Polícia Militar brasileira, o evento, formatado todo na língua inglesa e espanhola, serviu para conhecer um pouco mais sobre as Operações de Paz da ONU e o treinamento das tropas mobilizadas para as missões e também interagir com os participantes de outros países, integrantes brasileiros do Ministério da Defesa, Marinha Brasileira, Exército Brasileiro e Forças Armadas, trazendo para a PMMS as atualizações para mobilizações de policiais militares para as Missões de Paz da Organização das Nações Unidas-ONU.
Outrossim, no período de 30/09 a 04/10 de 2019, o Capitão PM Gustavo Gonçalves Cardoso, frequentou e concluiu com êxito o Estágio de Coordenação entre Militares e Civis em Operações de Paz da ONU (UN – Civil-Military Coordinations Instructions, denominado UN - CIMIC 2019 e realizado no CCOPAB – Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, na Vila Militar – Rio de Janeiro – RJ).
No decorrer do estágio, sendo integralmente na língua inglesa, foram ministradas diversas disciplinas de caráter humanitário que visam possibilitar o conhecimento a respeito das principais estruturas da ONU e suas competências.
O estágio contou com a participação de diversos instrutores brasileiros, argentinos, franceses e chilenos, com experiência em missões de paz da ONU em diversos países, bem como, o corpo discente formado por representantes do Exército Brasileiro, oficiais da Polícia Militar dos Estados do Rio de Janeiro, de Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e civis graduandos de Relações Internacionais das UNESP, PUC-RJ, IBMR.
Dentre os temas abordados, deu-se ênfase nas disciplinas e conceitos sobre operações de prevenção de conflitos e guerras, manutenção da paz, e suporte para reconstrução da estrutura político-administrativa de países devastados por guerras internas e com outras nações, do ponto de vista humanitário e preconizando os Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana.
Os trinta e cinco alunos que concluíram o Estágio, foram capacitados para ser empenhados em missões de paz da ONU em que sejam necessárias operações conjuntas entre civis e militares e permanecem à disposição da Estrutura Internacional para as mais diversas possibilidades de Operações de Paz da ONU.
› FONTE: PM MS