Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Festa da Criança Feliz em Anastácio alerta para o Dia D de Vacinação

Publicado em 19/10/2019 Editoria: Saúde


A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, promoveram na tarde de quinta-feira (18) a Festa da Criança Feliz.
 
O evento aconteceu em comemoração ao Dia das Crianças e foi realizado na Praça Arandu, contando com a presença de dezenas de crianças e seus familiares, que desfrutaram de momentos de muita diversão, com brinquedos pula-pula, castelinho, pipoca, picolé, cachorro-quente, refrigerante, além do sorteio de bicicletas.
 
Durante a festa, a equipe do CRAS realizou cadastros e orientações a respeito dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.
 
Até o Zé Gotinha apareceu na festa para lembrar todas as crianças da importância da campanha de vacinação que está ocorrendo hoje, levando alegria para todos.
 
 
Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo para crianças.
 
A mobilização deste sábado (19) é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Todos os postos de vacinação do país estarão abertos.
 
A mobilização nacional de hoje faz parte da primeira fase da Campanha, que vai até 25 de outubro e é voltada a crianças com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os bebês de até 1 ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.
 
Programada para 18 a 30 de novembro, a segunda etapa terá foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa abarca a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com incidência menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes), por causa da quantidade de brasileiros com essas idades.
 
Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda dose.