Congresso dos Municípios de MS está previsto para abril de 2020
Publicado em 28/10/2019
Editoria: Política
Um evento inédito em nosso Estado está previsto para abril ou maio de 2020. Trata-se do I Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, conforme anunciou o presidente da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), Pedro Arlei Caravina.
A programação será voltada à capacitação, com realização de palestras e oficinas. “É uma oportunidade para trazermos conceituados palestrantes, parceiros, órgãos do Governo, com a finalidade de apresentar aos municípios aquilo que tem de mais moderno, inovações que podem ser implantadas na questão da gestão pública”, detalhou Caravina.
Para a promoção do encontro, a Assomasul tem o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), que já realizou vários congressos em Belo Horizonte. O presidente da Assomasul afirmou que “vamos realizar um grande evento, envolvendo todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Deveremos receber também as associações vizinhas, com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM)”.
Aprefex
Fundada neste mês, a Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos de Mato Grosso do Sul (Aprefex) foi idealizada por Caravina, vindo ao encontro do desejo dos gestores e ex-gestores de terem uma entidade que saia na defesa deles.
O presidente Caravina explicou que a Assomasul cuida dos interesses dos municípios, das prefeituras. “A Aprefex vem para defender os gestores e ex-gestores, apresentando soluções, ideais, projetos, com objetivo de melhorar a gestão pública”, comentou.
De acordo com Caravina, o prefeito deixa a prefeitura, mas os problemas seguem a vida toda com ele. “A gestão pública é muito difícil de fazer, e às vezes os ex-prefeitos acabam sendo responsabilizados, sem sequer ter um acompanhamento e apoio. Vamos também trabalhar a parte social”, acrescentou.
Festa de final de ano
Em sua terceira edição, a festa de final de ano da Assomasul já tem data marcada. O evento está agendado para o próximo dia 12 de dezembro. Caravina disse que é um momento de confraternização, e de prestação de contas das ações e investimentos realizados em 2019, quando também será anunciada a programação de 2020.
Ao comentar sobre o reconhecimento público que tem recebido por parte dos prefeitos do Estado, apontando-o como um divisor de águas frente à gestão da associação, Caravina declarou que “ninguém faz nada sozinho. Se a Assomasul está sendo bem administrada é por conta de uma diretoria que foi formada para isso, e trabalha com muita responsabilidade, respeito, eficiência, procurando trazer melhorias para os municípios”.
De acordo com o presidente, a instituição tem dado atenção especial à capacitação dos servidores, inclusive durante esse ano foi realizado diversos cursos, visando melhorar a qualidade do atendimento feito pelas Prefeituras.
A instituição também esteve envolvida diretamente com todos os assuntos relacionados aos municípios. Caravina lembrou que “essa conquista que tivemos no que se refere à cessão onerosa, que vai trazer recursos para os prefeitos fazerem investimentos, foi graças à mobilização da Assomasul com a CNM, e as demais associações do Brasil”.