Escrivão de Policia Ronaldo Régis recebe Comenda do Mérito Ruy Barbosa
Publicado em 09/11/2019
Editoria: Polícia
Escrivães da Polícia Civil são homenageados pela Assembleia Legislativa
Escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na noite desta quinta-feira (7), com a Comenda do Mérito Ruy Barbosa. A sessão solene de outorga realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, foi proposta pelo deputado estadual Barbosinha, como parte das comemorações do Dia do Escrivão, celebrado em 5 de novembro.
Para dimensionar a importância do trabalho diário desenvolvido pelos escrivães, o deputado parafraseou o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900): “Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu”, discursou o parlamentar durante a sessão solene, na qual foram homenageados 23 escrivães.
Barbosinha destacou ainda a importância dos escrivães para o bom funcionamento da delegacia e acolhimento da população que procura os serviços da Polícia Civil. “É ali, na delegacia, que é recebido o pai angustiado, a mãe angustiada pelo desaparecimento do filho. Nesse ambiente, trabalha-se com vidas. Quem escolhe essa profissão precisa ter muita força interior e um vínculo espiritual muito grande para não ser sucumbido pelo peso da rotina, pelas cargas negativas”, pontuou o deputado.
Presente na solenidade, o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas enfatizou que os escrivães exercem papel fundamental dentro da instituição, por conferir legitimidade às atribuições de polícia judiciária no esclarecimento de crimes. “São profissionais valorosos, que tem a responsabilidade de documentação e acompanhamento dos processos policiais, além da materialização dos atos da polícia judiciária, além disso tem importantes habilidades como assertividade na resolução de problemas, autocontrole, iniciativa, comprometimento e sigilo profissional e essa homenagem é o reconhecimento de todo esse trabalho”, pontuou Vargas.
Discursando em nome dos homenageados, o escrivão Gilberto Artero Filho, que preside a Associação dos Escrivães de Polícia Judiciária de Mato Grosso do Sul (AEPJ-MS), agradeceu pela comenda. “Agradecemos muito aos deputados, que reconhecem a importância do escrivão de Polícia Civil para o nosso estado”, disse.
Homenageados
Foram homenageados, por indicação do deputado Barbosinha, os escrivães Gilberto Artero Ramos Filho, presidente da AEPJ-MS. Também receberam a comenda, indicados pelo parlamentar, os escrivães João da Silva Júnior, Leonardo de Lopes e Santos, Fernando Sérgio Gonçalez, Leonel Minotti, Noé Stein Júnior, Wanderson Chagas Zucca, Noyse Kruki de Almeida Moreira, Deize Raquel Perin, Mayrko Anderson Corrêa Ribas, Kátia Arriero Soares, Ronaldo Francisco Regis, Luiz Carlos Botelho Batista, Juciléia Cardoso Breguedo Bezerra, Greace Kally Simone Vedovato Esteves e Helio Campitelli Júnior.
Outros parlamentares também indicaram escrivães para receber a Comenda do Mérito “Ruy Barbosa”. Indicado por Cabo Almi, recebeu a honraria Giancarlo Corrêa Miranda. Por indicação do Coronel Davi (PSL), foi homenageado Fred Antoine Batista Limas. Também foi agraciada com a comenda a escrivã Maria Angélica Pontanari de Carvalho e Silva, indicada pelo deputado Lidio Lopes.
› FONTE: PC MS