Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Central de Monitoramento do rio é instalada na Ponte Velha em Aquidauana

Publicado em 14/11/2019 Editoria: Cidade


Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Raváglia desde o momento em que o equipamento foi instalado foi constatado 59 mm de chuva. "Não há mais a necessidade de ir ao local e visualizar a régua, basta acessar o sistema e conferir as informações".
 
Um equipamento de monitoramento foi instalado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana para permitir o monitoramento online do rio Aquidauana através da Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA).
 
A Sala de Situação é um ambiente de monitoramento, acompanhamento e estudos das tendências hidrológicas no Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de prever a ocorrência de eventos críticos, como severas secas ou grandes inundações permitindo a adoção de medidas para minimizar tais efeitos, tornando-se assim uma valiosa ferramenta para a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes, entre eles a Defesa Civil.
 
A partir de agora os dados de chuva e nível dos rios serão coletados, em tempo real, com a utilização de Plataformas de Coletas de Dados– PCDs e transmissão via satélite, informando a cada hora o nível do rio em cm e quanto choveu em mm.
 
Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Raváglia desde o momento em que o equipamento foi instalado foi constatado 59 mm de chuva. "Não há mais a necessidade de ir ao local e visualizar a régua, basta acessar o sistema e conferir as informações".
 
 
Segundo informou o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, pela importância do equipamento para evitar surpresas com o excesso de chuva e com o volume de água no rio é imprescindível que a população de Aquidauana e Anastácio ajude a preservar a Central de Monitoramento já instalada no ponto central da ponte Roldão de Oliveira.
 
Os dados já estão disponíveis e o sistema faz parte da Rede Hidrometeorológica.
 
A Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA) monitora e analisa a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas.
 
Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no País.
 
Assim, a ANA participa do planejamento e promove ações destinadas à prevenção e redução dos efeitos das secas e inundações no Brasil.
 
 
Em Mato Grosso do Sul a Sala de Situação funciona no IMASUL localizada na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, Setor 03 Quadra 03 – Parque dos Poderes. "Importante agradecer ao Governo do Estado de MS que através do Imasul instalou esta Central de Monitoramento no Rio Aquidauana", disse o prefeito Odilon Ribeiro.
 
O registro histórico dos parâmetros monitorados em relação as águas superficiais também é garantido com o bom funcionamento da Rede Hidrometeorológica Nacional.
 
As águas superficiais não penetram no solo, acumulam-se na superfície, escoam e dão origem a rios, riachos, lagoas e córregos. Por esta razão, elas são consideradas uma das principais fontes de abastecimento de água potável do planeta.
 
É importante o monitoramento frequente das águas superficiais, a fim de conhecer a quantidade e a qualidade disponíveis e gerar insumos para o planejamento e a gestão de recursos hídricos, que devem garantir o acesso aos diferentes usos da água.