Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vitima de agressão discrimina Bombeiro de Aquidauana por ser negro

Publicado em 30/11/2019 Editoria: Cidade


Vidas Alheias Riquezas a Salvar

Vidas Alheias Riquezas a Salvar

Ao socorrer vitima de agressão Bombeiro de Aquidauana sofre ataque de raciscmo. Contra os policiais militares que atenderam a ocorrência também  foram disparadas ofensas e xingamentos.
 
Acionada por volta das 04h30 desta madrugada para atender uma ocorrência tida como de rotina, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Aquidauana se deslocou para um clube da cidade onde ocorria um evento. 
 
A informação era de que um jovem possivelmente vitima de agressão estaria desmaiado.
 
Durante o atendimento, no momento em que o Bombeiro Militar que comandava a guarnição se aproximou da vitima, o rapaz levantou dizendo, "Não se aproxime, seu neguinho. Você não vai tocar em mim, seu preto", além de "Você com essa sua cor não chega perto de mim". Em seguida saiu correndo proferindo ainda palavras de baixo calão, ofensas racistas e jogando objetos contra a viatura do Corpo de Bombeiros de Aquidauana.
 
A Policia Militar foi acionada e após diligências abordou o rapaz identificado apenas como João Vitor, 18 anos, morador em Campo Grande. Os policiais receberam o mesmo tratamento dispensado aos Bombeiros. A equipe foi xingada e ofendida, sendo necessário o uso de força fisica moderada e a utilização de algemas para conter o elemento, que estava bastante alterado.
 
Algumas pessoas que presenciaram o ocorrido narraram aos policiais que o jovem teria promovido desordem em frente ao clube, gritando, xingando e proferindo palavras ofensivas. 
 
A guarnição da Policia Militar conduziu João Vitor até ao Pronto Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz onde foi atendido pelo médico de plantão e constatado um corte na cabeça e escoriações no ombro esquerdo. "Ele não soube informar quem foi o autor da agressão", disse um dos policiais.
 
Após ser liberado, o rapaz foi levado e entregue a autoridade de plantão na Delegacia de Policia Civil de Aquidauana para as providências que o caso requer.
 
João Vitor está sendo enquadrado nos crimes de resistência, desobediência, desacato, desordem e injúria que consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia e religião, neste caso a vitima é o militar do Corpo de Bombeiros de Aquidauana que foi ao local para prestar socorro ao rapaz.
 
Não há registro de fato semelhante a este, desde a implantação do Corpo de Bombeiros em Aquidauana em 1996. O 1º SubGrupamento de Bombeiros Militar - (1º SGBM) de Aquidauana é comandado pelo Capitão BM Vinícius Barbosa Gonçalves e tem como responsabilidade atender os municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois irmãos do Buriti e Bodoquena.
 
Através de contato com o Portal de Aquidauana, o Capitão Vinicius ressaltou que no auge deste tema e partícipe que somos de uma sociedade moderna que a todo instante visualiza campanhas e notícias contra o racismo e outros tipos de preconceito e violência, chega ser vergonhosa a postura desse cidadão ao tratar outra pessoa da forma como tratou os componentes da nossa equipe. "É um absurdo, pois o Bombeiro Militar foi ao local para prestar socorro e acabou se tornando vitima do preconceito e da intolerância", frisou.