Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Anastácio implanta o Centro de Parto Normal na Maternidade Municipal

Publicado em 11/12/2019 Editoria: Cidade


A semana começou com ótimas notícias para o setor da saúde no município, com a apresentação na manhã de hoje (09) do projeto de implantação da Unidade Intra-Hospitalar – Centro de Parto Normal de Anastácio, que vai funcionar na Maternidade Municipal.
 
O Centro de Parto Normal – CPN de Anastácio contará com 03 quartos, sendo um com banheira, e realizará o atendimento humanizado e de qualidade exclusivamente ao parto normal, garantindo a autonomia da mulher ao parto em um ambiente mais acolhedor e confortável, com o mínimo de intervenção.
 
Para serem atendidas no CPN, as gestantes precisam atender alguns protocolos, como: idade gestacional de 37 a 41 semanas e 6 dias; gestação de baixo risco ou de risco habitual; gestação com feto único; gestante com idade de 15 a 40 anos; entre outros.
 
O objetivo da Administração Municipal com o Centro de Parto Normal é oferecer à população uma rede de saúde que visa a integralidade do cuidado da mulher e da criança, qualificando o parto e o nascimento e, consequentemente, melhorando substancialmente o desenvolvimento humano.
 
Os investimentos iniciais, como reforma do espaço e aquisição de equipamentos, estão sendo feitos com recursos próprios. Posteriormente, o objetivo é fazer parte do plano de ação estadual da Rede Cegonha e ser referência para o parto humanizado na microrregião, com assistência integral no atendimento, respeito, carinho, compreensão, empatia, equidade e assistência segura para a mãe e o bebê, valorizando o protagonismo da mulher.
 
O evento aconteceu no salão de reunião do ESF Anastácio e contou com as presenças do Prefeito Nildo Alves, Primeira-Dama Cássia Albres, Secretária de Saúde Aline Cauneto, vereadores Lincoln Pellicioni (Presidente da Câmara), Raphael Albuquerque, Igor Cambucá e Lourival Barbosa, secretários Cíntia Fagundes (Assistência Social) e Juventino Jara (Cultura), de Maristela Chamorro (Coordenadora Estadual da Rede Cegonha), Dinaci Marques (Consultora Hospitalar do Centro de Parto Normal), Reinaldo Costa (Secretário de Saúde de Miranda e Facilitador do Planifica SUS), Marinalva Leite (Presidente do Conselho Municipal de Saúde) e João Macalé Batista (Presidente da Abramastacio).