Brasil amplia produção de testes para detectar coronavírus
Publicado em 16/03/2020
Editoria: Brasil
Setores público e privado se preparam para fase exponencial da epidemia
Laboratórios públicos e privados estão investindo na produção de testes diagnósticos para detectar o novo coronavírus. Embora ainda não haja tratamento específico, a identificação pode ajudar a conhecer melhor o caminho da epidemia e a contê-la.
A Fiocruz, por meio de Bio-Manguinhos, sua unidade responsável por vacinas, biofármacos e kits diagnósticos, planeja abastecer todo o setor público do país de testes diagnósticos. Nas últimas duas semanas foram produzidos perto de 20 mil kits, relata Antonio Ferreira, gerente do programa de diagnóstico do instituto.
Até sexta (13), o número de testes realizados em todo o país, incluindo suspeitos, confirmados e descartados, era de 2.927.
Estima-se que agora o país já esteja na fase exponencial da epidemia, quando os casos se multiplicam progressivamente. Segundo algumas projeções, em algumas semanas o total de infectados pode ser de dezenas de milhares de pessoas.
Mesmo que o número de casos exploda, a produção de Bio-Manguinhos vai acompanhar o ritmo, diz Ferreira. As medidas incluem aumentar o número de pessoa de plantão para ampliar a capacidade de produção.
› FONTE: Folha