Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo avalia locar leitos de UTI se MS tiver 'número expressivo' de casos de coronavírus

Publicado em 16/03/2020 Editoria: Saúde


O titular da SES, Geraldo Resende, é o convidado do Papo das Seis, do Bom Dia MS, nesta segunda-feira (16).

O titular da SES, Geraldo Resende, é o convidado do Papo das Seis, do Bom Dia MS, nesta segunda-feira (16).

O governo de Mato Grosso do Sul avalia locar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de tratamento semi intensivo, caso o estado tenha "número expressivo" de casos do novo coronavírus, segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende. Nesta manhã (16) ele participou do Papo das Seis, do Bom Dia MS.
 
Segundo o secretário, existem dois casos confirmados em Campo Grande. "Há um caso, também confirmado, de um residente em Campo Grande que está tratando em São Paulo. O que faz com que nós tenhamos só dois casos em Mato Grosso do Sul, já que este caso é computado em São Paulo. Então, estamos tomando todas as providências, inclusive com a equipe de plantão 24 horas e com reuniões regulares. Ontem mesmo nós fizemos uma reunião na secretaria para ver o fluxo e as medidas que estamos tomando, para que possamos tranquilizar a população e fazer com que tudo isso possa ocorrer no momento mais precioso que nós temos, que são as próximas semanas", ressaltou.
 
Sobre as aulas, o secretário ressalta que, até o momento, não serão canceladas. "Não encontramos ainda respaldo científico para fazermos essa intervenção na educação. Respeitamos a decisão local, de Campo Grande, mesmo porque o ministério nos dá essa liberdade. Ou seja, cada estado e cada município vai tomar as suas decisões. No decorrer da semana, lógico, com a fotografia do momento, podemos avançar para essa situação e inclusive para a proibição de outras atividades", comentou.

Geraldo ainda falou sobre as medidas tomadas em repartições públicas, como a disponibilização do álcool gel, esforço a ser feito pela população, com regras de etiqueta, aplicativo do Ministério de Saúde, entre outros assuntos.


› FONTE: G1