AL de MS suspende sessões solenes e restringe acesso ao plenário em prevenção ao novo coronavírus
Publicado em 16/03/2020
Editoria: Cidade
O objetivo é a prevenção ao Coronavírus. Mato Grosso do Sul tem dois casos confirmados da doença.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul suspendeu as sessões solenes e tomou outras providências em prevenção ao coronavírus. As medidas foram publicadas em edição extra do diário oficial do órgão, no sábado (14).
De acordo com a publicação, além das sessões solenes, estão suspensos ainda: eventos de lideranças e frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Assembleia. Incluem-se na proibição às atividades legislativas do plenário e das comissões.
A entrada de público externo no plenário durante as sessões ordinárias está temporariamente suspensa. Somente terão acesso ao legislativo estadual os deputados, servidores, terceirizados, profissionais da imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito estadual, estagiários e prestadores de serviços.
O Seminário Estadual da Água, que seria realizado nesta segunda-feira (16), na Assembleia, foi adiado. A nova data ainda será divulgada.
A Assembleia Legislativa vai aumentar a frequência de limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas. Serão colocados álcool gel nas áreas de circulação e no acesso à sala de reuniões e gabinetes.
As medidas são válidas por tempo indeterminado. Um comitê de monitoramento do coronavírus foi criado na Casa de Leis e a primeira reunião foi marcada com todos os 24 deputados estaduais para terça-feira (17).
Covid-19 em MS
Boletim da secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) divulgado neste domingo (15) aponta que além dos dois casos confirmados neste sábado (14) do novo coronavírus, o estado tem outros quatro casos suspeitos notificados.
Dos quatro casos suspeitos, dois estão em Dourados e foram notificados neste sábado. Segundo a SES, esses pacientes vieram recentemente de outros países que têm registro da doença. Um da Itália e outro do Paraguai.
A prefeitura de Campo Grande suspendeu as aulas em toda a Rede Municipal de Educação (REME), por 15 dias, a partir do dia 18 de março. Esse período pode ser prorrogado caso haja determinação das autoridades em saúde do município.
O Conselho da Reitoria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) decidiu suspender por um período de 15 dias, de 16 a 31 de março, todas as atividades acadêmicas presenciais da instituição na graduação e pós-graduação, além de atividades do curso de idiomas, no museu das Culturas Dom Bosco, eventos acadêmicos e científicos, atendimentos de projetos e laboratórios e missas na paróquia universitária.
O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, fez uma série de recomendações aos seus féis para evitar a disseminação do novo coronavírus. Ele pediu principalmente que sejam evitados abraços durante ou depois das missas e também orações com as mãos dados.
› FONTE: G1